This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, janeiro 28, 2023

    Imagem precisa ser repudiada e criminalizada

     



    de LILIA SCHWARCZ

    Demorei a escrever sobre esse tema pois não podia conceber uma imagem tão racista e violenta como a que apareceu em Madri, num ataque direto e velhaco ao jogador brasileiro Vinicius Júnior.
    A polícia de Madri retirou nas primeiras horas da manhã desta quinta (26) um boneco vestido com a camisa do jogador brasileiro, que aparecia pendurado em uma ponte da cidade, como se estivesse enforcado.

    Em cima, havia uma faixa vermelha onde se podia ler "Madrid odeia o Real". Vinicius Junior é atacante do Real Madrid.

    A imagem lembra cenas do supremacismo norte-americano e o crime abjeto de entidades norte-americanas brancas como a Ku-klux-klan, de pendurar pessoas afro-americanas em árvores ou paredes depois de linchamentos coletivos e covardes por motivos torpes ou pela mera demonstração de sadismo. Tudo por se considerarem arianos e superiores. Esses atos bárbaros, porém, só mostram como não são.

    Quem for ao Afroamerican museum em Washington ou procurar por essas imagens, perversas, criminosas, verá até onde vai a maldade humana e o que se fez em nome de uma falsa superioridade branca; que pretende assim ter controle do destino e subjugar os demais povos. Aliás, muita “barbárie” já foi feita em nome dessa suposta “civilização branca”.

    Não há coincidência ou ingenuidade na cena. Se fosse apenas uma mera rivalidade entre times espanhóis porque escolher um jogador negro, estrangeiro e latino-americano? Brasileiro também? É evidente a xenofobia e o racismo explícitos na imagem.
    Ela é um símbolo forte de como o supremacismo branco é ainda eloquente no mundo e precisa ser combatido e condenado de forma veemente. Não há como naturalizar a violência dessa imagem.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER