This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, dezembro 30, 2022

    Caricatura Racista?

     




    O site do Jornalistas Livres publicou a caricatura de FERNANDES (um dos grandes caricaturista brasileiros) que o artista fez por ocasião da final desta Copa do Mundo (imagem em anexo). para publicação em suas redes sociais


    Alguem ou alguens reclamaram, dizendo que o desenhos era racista, e o JL retirou a obra, pedindo desculpas, ao mesmo tempo que em jogavam a culpa no artista, reiterando no site que o desenho (e consequentemente o autor) seria realmente racista.

    Nestes tempos de explosão internética a questão assumiu alcances ainda maiores, sendo veiculado (sempre falando no "desenho racista") por véiculos da imprensa tradicional como Correio Braziliense e Estado de Minas.

    As pessoas não sabem mais (ou nunca souberam) o que é uma caricatura. E que caricatura não é charge (não é diretamente opinativa). É uma representação de uma pessoa. Não é necessariamente para ser "engraçado", ou uma piada.

    Para começar: o JL - assim como diversos sites jornalisticos, mesmo os que se consideram progressistas - cata obras na internet e reproduz em seu site (alterando assim o propósito original da obra, criada para determinada finalidade e público) sem comunicar nada ao artista, muito menos (e bem menos) sem aventar qualquer tipo de pagamento.

    O JL - diferente de muitos - coloca o crédito, o nome do artista, mas não se esforça nem com o mínimo retorno de linkar para seus espaços, a fim de que o público conheça melhor sua arte.

    E depois: detona a caricatura, atira o artista para um pelotão de cancelamento (sim, agora o próprio está recebendo xingamentos de racista) sem observar o contexto e sem ouvir ou publicar uma opinião do autor. Sem considerar a obra como um todo, onde perceberia nitidamente que Fernandes é um artista de pensamentos nitidamente antirracista.

    Se parte de sua audiencia se sentiu ofendida pela visagem fernandesiana do Mbappé,
    (e no meu entender essas pessoas estão equvocadas,
    ou por desconhecimento do Desenho de Humor,
    ou por excessos radicais de cancelamentos identitários )
    não seria o caso do JL - ouvindo inclusive a outra parte, o desenhista - aproveitar para discutir o tema?

    Jornalistas Livres? E os Desenhistas Livres? Livres inclusive para tentarem sobreviver financeiramente de sua arte.

    Texto do Fernandes ao tomar ciência da polêmica:

    Olá, tudo bem? Gostaria de começar esta mensagem, me apresentando: meu nome é Luiz Carlos Fernandes, eu sou ilustrador há 45 anos, sendo 40 dedicados para o jornalismo. Estou entrando em contato com você porque sou o autor da caricatura do Kylian Mbappé, que foi acusada de racismo. Quando eu vi a repercussão de meu trabalho, me senti extremamente chateado, porque essa caricatura não tem absolutamente nada de humor e não foi feita para estereotipar e muito menos para ser vista como pejorativa. A caricatura foi uma homenagem que fiz a um atleta que admiro muito! Gostaria inclusive que ele recebesse essa caricatura como um presente, pois é meu modo de enaltecer a minha admiração por ele. A caricatura é uma arte que exagera os traços das pessoas, de modo que elas ainda possam ser reconhecidas. No passado, muitos chargistas usaram do desenho para diminuir e subjugar as pessoas negras e eu condeno, sempre condenei, esse tipo de produção. Pelo contrário, como artista, acredito que temos de nos posicionar ao lado de pautas sociais e democráticas, visando a igualdade. Eu gosto de estudar e conversar com as pessoas para ser o mais justo e ético em minhas publicações. Quando eu erro, eu assumo e me retrato. Neste caso, fiquei extremamente chateado que a caricatura foi interpretada como uma charge de humor, sendo que ela não era. E extremamente surpreso que foi visto uma animalização nos traços. Eu, inclusive, gostaria de me colocar aberto ao diálogo para entender e aprender com essa situação para que nunca mais alguém tenha qualquer sentimento negativo pelo meu trabalho. Gostaria também de dizer que sou um aliado à pauta antirracista e a defendo porque acredito na necessidade da reparação histórica. Em todos esses anos, sempre tomei o cuidado para estar do lado certo da história e defender as causas que precisam de repercussão. Coloco-me novamente aberto ao diálogo e gostaria de uma retratação. Agradeço a atenção desde já.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER