This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, novembro 25, 2022

    Se Bolsonaro era o escolhido de Deus, como pode ele ter perdido as eleições

     

     

    de ORLANDO CALHEIROS

    A derrota de Bolsonaro criou um problema de ordem cosmológica para uma parcela do eleitorado evangélico, um problema que está se desdobrando na radicalização política desse mesmo subgrupo. Explico! Se Bolsonaro era o escolhido de Deus como ele pode ter perdido as eleições?

    Deus falhou em sua escolha? Os pastores se enganaram/mentiram quando profetizavam a sua vitória? Mas e as pessoas que foram tocadas pelo Espírito durante os cultos de campanha? E os episódios de glossolalia?

    Para os não-evangélicos podem até parecer problemas triviais, mas estamos falando de alguns dos pilares fundamentais de algumas denominações religiosas, a crença na inefabilidade divina, a autoridade pastoral e a experiência (no sentido profundo) do culto.

    Um vacilo em qualquer um destes pilares pode levar o "sistema" a ruir. Levando o indivíduo a buscar outro sistema de referências, símbolos, para dar sentido a sua vida. Existem trabalhos bem interessantes na antropologia que lidam com isso a partir da experiência LGBTQI+.

    Mas voltemos ao que está emergindo por conta da eleição: se de um lado observamos um número razoável de pessoas que abandonaram ou se afastaram temporariamente de suas igrejas por conta da eleição, também tivemos de "radicalizados".

    Pessoas que, diante da derrota eleitoral, se apegaram a uma "elaboração secundária" capaz de sustentar os pilares ameaçados pelo evento. Deus não errou, o pastor não mentiu, ela não se equivocou quando se sentiu tocada pelo Espírito Santo, o que aconteceu foi uma fraude!

    Você acompanha a adesão ao golpismo de pessoas/grupos que até ontem diziam que confiavam na democracia, que, inclusive, condenavam as falas golpistas do próprio presidente, e percebe essa necessidade de "preservação" da estrutura religiosa.

    Por isso, entre eles, abundam notícias sobre pactos de Lula e Janja com entidades demoníacas, inclusive, a doença do presidente sendo vista como um sintoma do "feitiço" que paira contra o Brasil.

    E estamos falando de denominações que tem na luta ativa contra o feitiço/feiticeiros/demônios um dos aspectos mais espetaculares e apaixonantes. 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER