This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, julho 02, 2025

    Trump abre prisão para imigrantes cercada por jacarés e amplia deportação

     

    Jamil Chade

     O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um tour e inaugurou o que será uma prisão cercada por pântanos e dedicada a receber 5.000 estrangeiros a serem deportados. Os primeiros imigrantes começarão a ser colocados na unidade, localizada na Flórida, a partir de amanhã. O espaço foi apelidado de "Alcatraz Jacaré".

    A abertura do novo centro de detenção também foi usada para o presidente ampliar a ofensiva contra imigrantes, após criar centros em Guantánamo, mandar estrangeiros para prisões em El Salvador e de prometer a maior operação de deportação da história. E o novo local para manter os estrangeiros será cercado por jacarés, mosquitos e pântanos.

    A prisão fica num aeródromo isolado de Everglades. O anúncio reabriu, nesta semana, a polêmica sobre o destino que os republicanos e aliados de Donald Trump querem dar aos estrangeiros indesejados.

      Em um evento na nova prisão, Trump insistiu que está expulsando "monstros" dos EUA, enquanto seu governo aponta que o novo centro erguido em apenas oito dias será usado como "exemplo" para outros estados. O presidente ainda insistiu em elogiar a localização do presídio.

    Talvez seja tão bom quanto a prisão de Alcatraz em termos de segurança. Pode ser um pouco polêmico. Mas eu não ligo. Foi uma escolha brilhante
    Trump

    O entorno repleto de ameaças ainda foi instrumentalizado pelo governo para ampliar as ameaças aos estrangeiros. "Dou aqui um recado aos imigrantes: vocês podem voltar para casa por conta própria. Se não fizerem isso, podem acabar aqui. Essas são as consequências de violar a lei. Somos um pais de leis. Vamos deportar e você nunca mais poderá voltar", alertou a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem.

    Há apenas uma estrada de acesso, e a única saída é um voo só de ida; é isolada e cercada por vida selvagem perigosa e terreno implacável. Essa é uma maneira eficiente e de baixo custo para ajudar a realizar a maior campanha de deportação em massa da história dos Estados Unidos
    porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt

    Sem dar detalhes ou as fontes das informações, o governo norte-americano anunciou que a saída de estrangeiros por conta própria já soma mais de 1 milhão de pessoas. O próprio Trump emitiu um aviso sobre a vida selvagem ao redor da instalação antes de deixar a Casa Branca na terça-feira. "Vocês sabem que as cobras são rápidas, mas os jacarés... vamos ensiná-los a fugir de um jacaré, OK? Se eles escaparem da prisão, como fugir. Não corram em linha reta", disse Trump aos repórteres. "Suas chances aumentam em cerca de 1% - o que não é bom."

    Em coletiva de imprensa hoje, o presidente explicou que o local vai acolher "alguns dos maiores criminosos do mundo". "A única saída é a deportação", disse. "Dei uma olhada lá fora e não é um local que eu queira dar um passeio", completou o presidente.

    Trump usou a inauguração para voltar a criticar a política de fronteiras abertas por parte de Joe Biden. Manipulando dados, ele ainda destacou que os recursos usados para a obra foram desviadas de projetos que, até o ano passado, eram dedicados a receber imigrantes em hotéis em Nova York.

    A obra de US$ 450 milhões faz parte de uma ofensiva de aliados de Trump para ampliar a infraestrutura para manter esses estrangeiros, antes que sejam deportados. Hoje, os EUA contam com cerca de 41 mil camas para imigrantes, em centros de detenção espalhados pelo país. A meta é a de abrir novos locais para que a capacidade atinja 100 mil camas em poucos meses.

    A constatação é de que o ritmo de prisões de estrangeiros pelas ruas das cidades americanas apenas não aumentou ainda mais por conta da falta de locais para alojar esses estrangeiros.

    Internamente, o governo brasileiro considera que esse é um dos sinais mais evidentes de que a ofensiva contra os imigrantes s apenas vai aumentar e que o volume de pessoas deportadas sofrerá um incremento até o final do ano.


    5.000 lugares e a "Mãe Natureza" como muro

    O novo local fica menos de 80 quilômetros de Miami e deve receber 5.000 presos. As autoridades da Flórida consideram que a ideia atende a duas necessidades urgentes do país: ser uma obra de baixo custo e ser uma detenção que seria equivalente a um local de segurança máxima. As barreiras "naturais" impediriam a fuga dos imigrantes, sem que isso eleve o custo com a instalação de tecnologia.

    Um dos principais artífices da política contra os estrangeiros na Flórida é o procurador-geral do estado James Uthmeier, que por anos foi o chefe de gabinete do governador republicano e ultraconservador Ron DeSantis. "Não precisamos construir muito tijolo e argamassa. E, felizmente, a Mãe Natureza faz muito no perímetro. Realmente não há para onde ir. Se você for alojado lá, se for detido lá, não há como entrar nem sair", disse Uthmeier, em uma recente entrevista.


    "Alcatraz Jacaré"

    Chamada de "Alcatraz Jacaré", numa alusão à famosa prisão de segurança máxima, a obra está sendo alvo de denúncias. Enquanto Trump abria o local, manifestantes protestavam nas proximidades da prisão.

    Alex Howard, ex-porta-voz do Departamento de Segurança Interna durante o governo Biden, descreveu o projeto como "a pequena Guantánamo de Desantis no pântano". "Transformar o Everglades em um campo de detenção para migrantes financiado pelo contribuinte é uma mistura grotesca de crueldade e teatro político", disse.

    "Não se resolve o problema da imigração fazendo as pessoas desaparecerem em tendas protegidas por jacarés. Resolve-se a questão com processamento legal, infraestrutura humana e políticas reais - não com uma encenação de US$ 450 milhões no meio da temporada de furacões", disse ele.

    O deputado Maxwell Frost chamou o uso de jacarés como medida de segurança de "espetáculo cruel". "Donald Trump, sua administração e seus facilitadores deixaram uma coisa brutalmente clara: eles pretendem usar o poder do governo para sequestrar, brutalizar, matar de fome e prejudicar todos os imigrantes que puderem - porque eles têm um profundo desdém pelos imigrantes e os estão usando como bode expiatório para os graves problemas enfrentados pelos trabalhadores", disse Frost.

    UOL 


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER