This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, julho 16, 2025

    Queixa dos EUA contra Pix está ligada ao lançamento do WhatsApp Play

     

    MARIANA BARBOSA


    A investigação aberta pelo USTR, o departamento de comércio dos Estados Unidos, sobre serviços de pagamento eletrônico é uma resposta às barreiras impostas pelo Banco Central na época do lançamento do WhatsApp Pay, o meio de pagamento do aplicativo de mensageria da Meta, dona também do Instagram e do Facebook.

    O WhatsApp Pay foi lançado em junho de 2020, cinco meses antes do lançamento previsto para o Pix pelo Banco Central. Mas o BC, e também o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, suspenderam o serviço imediatamente, levando a críticas de que seria uma forma de proteger o Pix e os grandes bancos.

    Na época, o BC justificou a medida dizendo que a ferramenta poderia gerar "danos irreparáveis ao sistema brasileiro de pagamentos, notadamente em relação à competição, eficiência e privacidade". O BC negou que fosse para proteger o Pix da concorrência.

    Segundo especialistas, a natureza dos arranjos do Pix ou do Whatsapp Pay, que funcionam em uma "economia de rede", conectando fornecedores e clientes, dá uma ampla vantagem competitiva para quem sai na frente. O Banco Central acabou antecipando o lançamento do Pix para agosto daquele mesmo ano.

    O Whatsapp Pay foi liberado de forma limitada e progressiva a partir de novembro de 2020. Em março de 2021 foi liberado o pagamento entre pessoas. E só em março de 2023 foram liberadas as compras entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais.

    Para o advogado Luciano Timm, ex-chefe da Secretaria Nacional do Consumidor e diretor da Associação Brasileira de Liberdade Econômica, o Banco Central "abriu flanco para o ataque americano" ao atuar como um player do mercado. "Não há dúvidas de que o Pix é um case de sucesso do ponto de vista de adesão. Não tenho dúvidas de que o BC tem poder de regulação, mas não sei se tem poder de atuar no mercado", diz.

    UOL 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER