This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, março 24, 2025

    CIA usou mala diplomática do Brasil para abastecer dissidência cubana


     JAMIL CHADE

    Os serviços de inteligência dos EUA usaram a mala diplomática brasileira para fazer chegar aos agentes que trabalhavam com a dissidência cubana em Havana cartas e informações. Os dados fazem parte dos documentos revelados pelo governo dos EUA nesta terça-feira.

    A Casa Branca publicou milhares de documentos relacionados com a morte de John F. Kennedy, uma promessa de campanha de Donald Trump. O presidente chegou a dizer que o fim do sigilo envolveria cerca de 80 mil páginas. Assim que foram publicadas, historiadores e pesquisadores iniciaram uma varredura completa para tentar entender se existia, de fato, algo novo e que revelasse detalhes ainda não conhecidos sobre o assassinato do ex-presidente, ainda nos anos 60.

    Parcelas importantes dos arquivos se referem à Guerra Fria e, principalmente, sobre o confronto entre comunistas e o Ocidente. A relação entre os EUA e Cuba também é amplamente examinada.
    Continua após a publicidade

       Um dos documentos aponta como um agente da CIA na região da Flórida abriu um novo canal de comunicação com opositores do regime de Fidel Castro, usando a inviolabilidade das correspondências entre consulados e embaixadas.

    Um desses novos canais era por meio do Consulado do Brasil em Miami.

    O documento de 9 de janeiro de 1963 faz um apanhado dos trabalhos dos agentes americanos entre novembro e dezembro de 1962.

    De acordo com o informe, os esforços dos funcionários americanos eram para "apoiar" operações em Cuba e "desenvolver" novos canais de comunicação para permitir que informação e dinheiro chegasse a um agente infiltrado na ilha.

    Um dos agentes, então, relatou sobre um "potencial canal de comunicação" usando um cidadão brasileiro que morava em Miami, descrito como Gonzalo ABELEM Martin. O informe da CIA revela: o responsável por abrir o canal clandestino era "funcionário do Consulado brasileiro".

    Seu irmão, Manuel - também brasileiro - seria o receptor e atuava como funcionário na embaixada do Brasil em Cuba.

    "Uma vez por mês a mala diplomática passa entre o Consulado do Brasil em Miami e a embaixada em Havana", diz o informe. Segundo o relato, o agente da CIA usou esse caminho para "mandar cartas" para outro agente em Havana.

    Os dois brasileiros eram descritos como "amigos pessoais" do operativo da CIA.

    O documento indica que a agência pensava em explorar esse canal para enviar outros materiais, inclusive dinheiro. Isso ocorria sob o sigilo da proteção diplomática, o que impedia que tanto o governo americano como o regime de Fidel Castro pudessem ter acesso ao que estava dentro da mala.

    Em Cuba, o agente infiltrado estava em contato com diversas fontes e cidadãos cubanos, interessados em colaborar com os EUA e tramando contra os irmãos Castro.

    Dentro da ilha, a agência falava sobre vendas de armas "estimadas em alguns milhares de dólares". Fontes cubanas insistiam ainda sobre a necessidade de que "batidas" fossem realizadas sobre depósitos para camuflar dados sobre o fluxo de armas.

    Naqueles anos, o Brasil mantinha uma relação de apoio ao governo de Fidel Castro. Em 1961, por exemplo, Jânio Quadros condecorou Ernesto Che Guevara com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Com João Goulart na presidência, a relação entre Havana e Brasília também prosperaram.

    UOL


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER