Prisão de Braga Netto indica que, se precisar, PF prende Bolsonaro tambem
LEONARDO SAKAMOTO
O general da reserva Braga Netto foi preso, na manhã deste sábado (14), em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado do qual foi um dos principais formuladores. Muitos duvidavam se o STF teria a coragem de mandar para o xilindró antes de uma condenação um dos mais importantes militares brasileiros. Sim, teve. Com isso, a corte mostra que, se precisar, prende Jair Bolsonaro também.
Braga Netto está envolvido até o quepe na tentativa de transformar o Estado democrático de direito em geleia, mobilizando recursos para o uso de forças especiais, atacando generais que não queriam fazer parte da intentona, orientando o povaréu de extrema direita a apoiar o golpismo. Mais do que isso: investiga-se se ele estaria por trás de uma tentativa de dar um golpe dentro do golpe, assumindo o poder e deixar Jair chupando o dedo. Poderia ter tomado uma preventiva bem antes, mas autoridades, contudo, quiseram evitar a fadiga de mandar um estrelado general, mesmo que da reserva, para o xilindró sem uma condenação. Agora, a situação mudou no curso da investigação.
A resposta dada ao pedido da PF mandando o ex-interventor da Segurança Pública do RJ, ex-ministro da Defesa, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-candidato a vice à Presidência da República à detenção sob os cuidados do Comando Militar do Leste tem impacto direto sobre a ansiedade de Jair. Claro que o STF vai evitar ao máximo prender o ex-presidente sem uma condenação, muito mais que Braga Netto, pois ele tem milhões de seguidores fanáticos e base política. Uma prisão preventiva seria usada para que mobilizasse seus seguidores em torno da falsa ideia de um processo injusto e ganhasse politicamente com a vitimização. Mas serve como um recado de que 1) o tribunal não vai aceitar interferência nas investigações; 2) se condenados, a corte não terá problemas em mandar Jair e generais para o cumprimento de pena em regime fechado. Se Bolsonaro cogitava fugir, agora ele deve estar procurando casa em Orlando.
Braga Netto chamou o general Freire Gomes de “cagão” por ele não aderir ao golpe. Corajoso no zap contra outros militares, ele vai chorar na primeira noite preso ou vai manter a altivez?