This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, setembro 25, 2024

    FINALISTAS NA CATEGORIA ARTE - 46⁰ PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG 2024

     


     CAU GOMEZ


    Para mim, a desfaçatez impregnada pela cultura do estupro no Brasil é uma aberração. E, quando eu me deparo com a repercussão angustiante e conservadora da sociedade, é um choque ácido e violento em mim.

    Vejo uma sociedade conservadora, chocada e apavorada, mas com todo mundo praticamente com os olhos fechados, sem querer abrir os olhos e enxergar a amarga e urgente realidade.

    E é vital que nesse momento tenhamos força para reagir.

     Porém, quando se é indicado finalista para uma premiação como o Prêmio Vladimir Herzog, que trata da questão dos direitos humanos, da liberdade de expressão, dos direitos das minorias excluídas, então, considero que já é uma grande conquista.

    Agradeço à equipe da Editoria de Opinião e da Editoria de Arte, por me permitirem ter o poder de me expressar (a charge de minha autoria foi publicada no dia 14/06), de me indignar, dentro deste espaço no jornal A Tarde, que é fundamental para ampliar as minhas ideias gráficas.

    Espero que isso dê repercussão também, porque a questão é emergencial, essa cultura do estupro que impera desde os anos 70, e que vem sendo denunciada desde então, agora é mais grave ainda, mais violenta e aviltante nos dias atuais. Quando você se dá conta dos absurdos casos de abusos, do número crescente de crianças estupradas, a revolta e a vergonha são sentimentos que dizem muito sobre o Brasil perante o mundo.

    Então, o povo todo precisa sair desse estado de choque, aprender a denunciar e a cobrar das autoridades para que isso não aconteça nunca mais. E que os culpados sejam rigorosamente punidos, sem leniência.

    Então, esses desenhos que eu tenho produzido geram em mim uma satisfação muito grande, em poder colaborar e dar eloquência a essa indignação social nesse momento.

    E, mais ainda, em saber que outros grandes cartunistas como o Quinho, do Estado de Minas e o Benett, da Folha de S. Paulo, estão finalistas nessa premiação em outubro, e que estão engajados nesta verdadeira cruzada para banir a violência contra mulheres e crianças.

     

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER