This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, julho 25, 2024

    O centro político não existe

     

     "Centro é conceito tão definidor de orientações políticas quanto chamar alguém de “progressista”, ou de “populista”. São palavras que valem para tudo, em qualquer tempo e lugar, próprios da feroz guerra ideológica desatada após a queda do socialismo real. São termos – e não conceitos – mais ligados ao comportamento do que a visões estruturantes do mundo. Ser de centro ou ser progressista não classifica nada e nem ninguém, mas são palavras simpáticas para adjetivar tendências políticas “do bem” (outra expressão inócua). “Populista”, de outra parte, seria quase um xingamento.

    O mote dos anos 1990 era dizer que as distinções de direita e esquerda estariam superadas. Samuel Huntington foi um dos que deu feitio acadêmico ao advogar que a partir dali, “A fonte fundamental de conflitos (…) não será principalmente ideológica ou econômica (…) será cultural”. Ou seja, a ordem internacional não estaria mais em pauta, mas questões religiosas, étnicas, de costumes etc. Para usar um conceito tido como antiquado, a luta de classes estaria superada como contradição principal no que o pensador estadunidense classificava como “novo mundo”.

    O problema desses rótulos genéricos é gerar confusão e ajudar a naturalizar diferenças e nuances políticas, como se tudo fosse uma geleia geral. Inclusive o fascismo, que seria um “populismo nacionalista” no dizer dessa novilíngua pasteurizante."

    leia análise de GILBERTO MARINGONI 

    O centro político não existe, por Gilberto Maringoni

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER