This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, maio 16, 2024

    Cavalo Caramelo vira ícone da crise climática

     

     



    LEONARDO SAKAMOTO

    O cavalo Caramelo ilhado, há dias, pela enchente no telhado de uma casa em Canoas (RS) tornou-se uma das imagens mais representativas do caos trazido pela falta de preparo do país para os eventos extremos.

    O destino do animal foi acompanhado com atenção pela sociedade por conta do sentimento de desamparo e de resiliência que a cena representava. Ele acabou resgatado na manhã desta quinta (9).
    Cenas de animais impactados pela mudança climática têm viralizado em todo o mundo como uma das formas de alertar a sociedade. Bichos, seja de criação ou de estimação, também merecem respeito e dignidade. E muitas vezes tem despertado mais compaixão do que seres humanos.

    Nesse sentido, as imagens do cavalo somam-se às de um uso polar raquítico, flutuando em um bloco de gelo na região do Ártico norueguês, em 2015, tiradas pela fotógrafa Kerstin Langenberger. Mudanças no clima que aceleram o degelo impõem dificuldades a fêmeas de se alimentarem e a seus filhotes.

    Qualquer alce que caiu em um buraco na Sibéria após o colapso do permafrost local ou ainda qualquer tamanduá-bandeira pensando “danou-se” ao estar cercado pelas chamas de uma queimada descontrolada no Cerrado é capaz de dizer que, infelizmente, erramos com planeta. E continuamos insistindo no erro, mesmo com a água no pescoço.

    Fazer com que pessoas, empresas e governos se mexam a partir da percepção de que temos pouco tempo, fazendo as concessões e investimentos necessários, é difícil. Por isso, esses terríveis eventos extremos no Brasil e no mundo têm a triste capacidade de mobilizar por mudanças. E imagens como essas são um grande aliado para isso.

    UOL

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER