This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, abril 03, 2024

    Imprensa apoiou ditadura no Brasil: historiador explica os veículos que colaboraram com os militares

     

      "Diferentemente do que sugere certa memória de uma imprensa oprimida pela censura, a grande imprensa foi, em geral, mais apoiadora da ditadura do que o contrário. Embora tenha havido episódios de censura prévia, os atritos foram pontuais. No geral, ela foi uma grande entusiasta do golpe e da ditadura. Isso não significa que esses jornais que apoiaram o regime não tiveram atritos com a censura, mas isso não os colocava no campo de oposição ou de resistência à ditadura, pois as relações são muito mais complexas e não se resumem a leituras binárias ou simplistas.

    Esse apoio manifestava-se, por exemplo, por meio da divulgação de editoriais que legitimavam as ações golpistas, endossando a campanha pela desestabilização do governo João Goulart e criando um clima favorável na opinião pública para que o golpe acontecesse. Também se manifestava por meio da condenação das atividades de oposição à ditadura, criticando o comunismo e as esquerdas em geral, e, claro, por meio do apoio às propostas da ditadura e aos próprios ideais que nortearam a chamada 'Revolução de 1964'.

    Além disso, houve apoio material, como o fornecimento de veículos pelo Grupo Folha à Operação Bandeirante (Oban), um centro de investigações ligado ao Exército que combatia organizações de esquerda. Esses veículos eram utilizados na repressão, conforme relatado pela historiadora Beatriz Kushnir em seu livro "Cães de Guarda". Essa versão foi corroborada pela Comissão Nacional da Verdade em 2014. "


    mais na entrevista com JOAO THEOPHILO
    feita por Ivan Longo

    Imprensa apoiou ditadura no Brasil: historiador explica os veículos que colaboraram com os militares | Revista Fórum

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER