This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, dezembro 07, 2023

    O pior leilão de petroleo e gas

     

    ANDRÉ TRIGUEIRO 

     Vem aí o pior leilão de petróleo e gás da história da @anpgovbr ! Dos 603 blocos de exploração que serão ofertados no próximo dia 13/12 pela Agência Nacional do Petróleo, 94,2% violam alguma diretriz ambiental da própria agência. Há blocos sobrepostos sobre Unidades de Conservação (como Fernando de Noronha e Abrolhos!), terras indígenas, comunidades quilombolas e outras. Levantamento do instituto @arayaraoficial detalha os impactos do 1º leilão do gênero do atual governo. Abaixo seguem apenas alguns deles:

    - 366 km² de Unidades de Conservação em risco direto

    - 23 Terras Indígenas afetadas (22 na Amazônia)

    - 5 territórios quilombola afetados

    - 11 blocos sobrepostos a Fernando de Noronha

    - 12 blocos sobrepostos a região de Abrolhos

    - 1 bloco ofertado está a 2,4 km da área de mineração de sal-gema da Braskem em Maceió

    Apesar do risco de judicialização, a @anpgovbr mantém o leilão sob o pretexto de que eventuais problemas deverão ser resolvidos (depois que os lotes forem arrematados) no processo de licenciamento.

    Essa estratégia não faz o menor sentido porque não elimina a insegurança jurídica do processo. Foi o que aconteceu num outro leilão da ANP quando a BP arrematou o bloco de exploração da Margem Equatorial da Amazônia sem conseguir abrir um poço sequer por aproximadamente uma década. O bloco foi passado para a Petrobras que aguarda há um ano licença para a exploração.

    Moral da história: a @ANPgovbr realiza leilões completamente desconectada das implicações jurídicas que a exploração de certos blocos representa desde já.

    Lembrando que tudo isso acontece no embalo da #cop28 onde o Brasil tem a maior delegação dentre todos os países e o presidente confirmou em vários pronunciamentos a urgência do mundo proteger o meio ambiente e se livrar dos combustíveis fósseis.

    É pra valer isso?

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER