This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, fevereiro 27, 2023

    Vem deslizando (vai!) / Que eu tô gostando (vem!)

     

     

    Gabriel Trigueiro (Instagram: @gabri_eltrigueiro)

     

    A única coisa melhor do que o carnaval é o fim do carnaval. Afirmo isso como um homem de quarenta anos que tem hipertensão (felizmente controlada), dor crônica na lombar e que bebe regularmente pelo menos desde os 17 anos. Escrevo este texto na quarta-feira de cinzas, mas a rigor ainda tem bloco hoje e mesmo no próximo fim de semana. Não me importa: por mim já deu, já basta dessa porra.

    Carnaval é aquilo que pode muito bem ser definido como “uma variedade de experiência religiosa”, como já disse o outro. Tem a ver com uma via de acesso ao absoluto e à transcendência. É um tipo de experiência comunitária que não tem paralelo com qualquer outra. Vai por mim.

    Após quatro anos de um governo fascista e quase três anos de pandemia, e da consequente morte de mais de meio milhão de brasileiros, o carnaval deste ano foi uma celebração da vida e do amor sem igual. Sob certos aspectos foi a elaboração de um luto coletivo e de uma experiência traumática comum. Nossa celebração foi violentamente catártica e apoteótica.

    No dia 17/2 à noite fomos ao cortejo do Embaixadores da Folia, na altura do Buraco do Lume, e foi lindo acompanhar a orquestra dos velhinhos tocando afinados Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Noel Rosa. Até a impostação de voz e o estilo de cantar do intérprete do Embaixadores é à moda de um Orlando Silva – soa dramático, exagerado, anacrônico e até engraçado aos nossos ouvidos e sensibilidade pós-moderna, mas tudo ali é bonito demais e casa à perfeição com o espírito do bloco e do cortejo.

    No dia 18/2 fomos ao Prata Preta, um dos melhores blocos que há. Foi muito bom voltar à Praça da Harmonia: subir a ladeira, marcar com os amigos e amigas no Bar Dellas, comer churrasquinho de rua (caprichado na farofa), morrer de calor no meio de uma multidão amorfa, ter um êxtase religioso de Santa Teresa d’Ávila no meio do bloco e achar graça de tudo.

    No domingo 19/2, a ideia era ir no 442 e ignorar o Boi Tolo, porque supostamente eu queria “evitar blocos grandes”. Mas como dizem, “o homem planeja e Deus ri”. Chegamos ao 442, a concentração era no Boulevard Olímpico, mas não encontrei vivalma, daí demos o braço a torcer e fomos caminhando até a Candelária, onde o Boi Tolo estava concentrando.

    Chegamos justamente na hora da saída do cortejo ao longo da Avenida Presidente Vargas. Foi um negócio brutalmente bonito e, repito, quase religioso. Nesse domingo descobri que a Skol Beats sabor caipirinha está para o carnaval carioca assim como a heroína estava para os músicos de jazz da geração do bebop. 

    Segunda-feira, 20/2, foi o dia mais especial do carnaval: fui com o meu amor assistir aos desfiles na Sapucaí e saí apaixonado por absolutamente tudo e cada detalhe. Só a oportunidade de ter visto a Portela no seu centenário, apesar dos pesares, além da Imperatriz e da Vila Isabel, já justificou cada minuto de privação de sono.  

    Na terça 21/2, acabou o meu carnaval. Foi dia de Amores Líquidos e Piranhas Perdidas. A minha impressão é a de que absolutamente qualquer bloco no Morro da Conceição tem qualquer coisa de sublime e de absurdo.

    Este carnaval de 2023 foi um troço bonito de doer, mas ainda bem que acabou. Todavia, felizmente ano que vem tem mais. Me aguarde.

    CONFORME SOLICITADO

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER