This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, novembro 12, 2022

    A separação entre Gal fase 70 e a comercial anos 80

     

    EDUARDO LOSSO

    1- Um daqueles velhos assuntos de quem já usou máquina de escrever, 
     
    2- é a separação entre a fase 70 de Gal e a comercial, dos anos 80.
     
    3- Faz sentido? A MPB piorou depois de 1977? 
     
    4- Sim, se for para comparar. Mas há uma enorme diferença entre o que ocorreu no rock, que se transformou no "pop", e a MPB. 
     
    5- A MPB é feita, em grande parte, de canções curtas. Seus instrumentistas são sempre os melhores do jazz. 
     
    6- A diferença está mais na ambiência das diferentes décadas (sonoridade, especialmente) do que da qualidade das letras e do arranjos. 
     
    7- Nos anos 70 há mais espaço para ousadias, estranhices, mas a estrutura não muda muito. Se falarmos de letra-canção, não vamos sentir muita diferença. Vamos encontrar letras genais nos anos 80.
     
    8- O maior problema da guinada comercial dos 80 não está tanto nos grandes cantores, muito menos na MPB. 
     
    9- Está nas grandes bandas, que nos 70 davam de si o máximo de criatividade compositiva, tinham espaço nas rádios, podendo, para dar um só exemplo de procedimento, alongar deliciosamente as faixas, mas, a partir de 1977, foram impossibilitadas de continuar nesse caminho. 
     
    10- Genesis é um caso arquetípico britânico. No Brasil, bandas como Vímana, Moto Perpétuo, Som Imaginário, O Terço, são impensáveis nos 80, que ainda produziu um Bacamarte, um Arrigo, mas como fruto tardio, ambos capazes de criar um só grande disco num ambiente hostil.
     
    11- Já nos anos 90, quando a cena rap e eletrônica decolou, curiosamente, grandes nomes da MPB retornaram a um padrão menos comercial. As realizações de Caetano dessa época, com Arto Lindsay, mostram uma clara mudança. Porém, o novo salto qualitativo ocorreu sem mais chance de tocar na rádio.
     
    12- Foi nessa época que o mainstream pop radicalizou seu empobrecimento musical, com a mcdonnaldização da cultura, e os nichos bem separados dos estilos constituíram segmentos restritos do mercado. Passamos a ter uma clara oposição entre o pop majoritário e a camisa de força dos nichos.
    13- Logo, os anos 80 foram um período de transição: nem tão bom quanto os 70, nem tão ruim quanto o pop hegemônico dominante.
     
    14- A MPB virou nicho. Coisa impensável tanto nos 70 quanto nos 80. Foi o que motivou a querela cansativa, que me dá muita preguiça, do fim da canção.
     
    15- Sem concluir: portanto, a Gal, o Gil, o Caetano posteriores viraram nicho. Sim, qualitativamente, eles não mudaram muito. Chico Buarque, então, mudou menos ainda. Foi a estrutura do mercado, condicionadora de nossa recepção, que mudou completamente.

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER