This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, agosto 25, 2022

    Quando o mentiroso é a mentira



    Sérgio Rodrigues


    entrevista do presidente Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional foi insatisfatória sob diversos aspectos, mas teve o mérito de condensar em 40 minutos aquilo que deu sustentação a seus quase quatro anos de governo: o compromisso inegociável com a mentira, a fraude, a cascata.

    Como fenômeno de linguagem, a mentira é complexa, situada no terreno movediço da representação. Há mentira, ou erro, quando a linguagem representa mal a realidade. No entanto, o que é a realidade se as palavras não apenas nomeiam coisas preexistentes, mas também as constituem?

    Como fato do dia a dia, a mentira é algo bem mais simples, quase sempre indiscutível, como sabe qualquer criança quando mente sobre quem chutou a bola que quebrou a vidraça, acusando o irmão mais novo. Ela pode até convencer todo mundo (com a provável exceção do irmão injustamente acusado), mas sabe que é mentirosa.

    Entre a dimensão filosófica e a dimensão pragmática da lorota há um campo vasto. É ali que a linguagem política sempre deitou e rolou, com seu leque de claros-escuros em que figuram a omissão, a meia verdade, a mentira supostamente bem-intencionada, a hipocrisia, a calúnia contra o adversário etc.

    O fato é que, sem algum grau de potoca, caô, conversa fiada, o discurso político —como o diplomático e, pensando bem, o amoroso— seria insustentável. Mas o compromisso de Bolsonaro com a falsidade tem um grau incomparavelmente mais elevado.

    O presidente que os brasileiros elegeram em 2018 é um dos maiores representantes mundiais da era da "pós-verdade", que, na forma inglesa "post-truth", foi eleita a palavra do ano de 2016 pelo prestigioso dicionário Oxford.

    O que houve em 2016 para que o Oxford desse tanto cartaz à pós-verdade? Nada menos que a eleição de Donald Trump, super-herói de Bolsonaro e surfista principal do tsunami de fake news —nome de uma forma mais estruturada, encorpada e programática de patranha— que varreu o mundo.

    Esse tsunami mudou a cara do planeta e veio na esteira da devastação que, há cerca de dez anos, a rede-socialização de tudo tinha passado a promover na complexa arquitetura de verdades socialmente aceitas que sustentava o pacto democrático.

    De repente, livre do "monopólio da informação" exercido por instituições —sem dúvida falíveis, mas historicamente testadas— como academia e imprensa, o mundo despirocou. No Brasil e em outros países, o populismo de extrema direita foi o grande beneficiário do surto.

    A Terra ficou plana, a Covid virou gripezinha, a vacina passou a matar, o tio do Zap desandou a humilhar o ganhador do Nobel e a culpa de todos os males passou a ser dos governadores e do STF.

    Também de repente, Bolsonaro nunca xingou os ministros desse mesmo STF e, claro, jamais fez imitações jocosas de pessoas morrendo com falta de ar, embora haja vídeos que o mostrem fazendo exatamente isso ao alcance de um clique.

    Houve quem fizesse contas para garantir que o presidente mentiu 40 vezes diante de William Bonner e Renata Vasconcellos, o que dá uma mentira por minuto de entrevista. Se for isso mesmo, é pouco.

    Mais do que mentir o tempo todo, Bolsonaro é a própria mentira. Sem ela, desmancha no ar. O presidente do Brasil poderia dizer aquilo que o escritor Franz Kafka disse de si mesmo, trocando literatura por mentira: "Eu não minto. Sou feito de mentira, não sou nada além disso e não posso aspirar a ser nada além disso".

    FOLHA

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER