This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, janeiro 03, 2022

    Os termômetros do centrão para a eleição de 2022

     



    Bruno Boghossian

    Às portas de mais um ano eleitoral, o líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara afirmou que Lula foi "um bom presidente". Operador político da aliança centrão-Planalto, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) disse à Folha que o petista tinha "uma perspicácia muito grande". "Tivemos uma boa parceria, nosso partido com ele", declarou.

    Os agentes do centrão costumam ser um termômetro do poder. A fluidez desbragada desses políticos permite que eles durmam com Bolsonaro, acordem distribuindo tratores para prefeitos de oposição, passem a tarde em campanha pela reeleição do presidente e corram para a cama com um novo inquilino no Palácio da Alvorada.

    Esses movimentos se baseiam em perspectivas eleitorais ou numa expectativa futura de poder. Barros se encaixa na segunda categoria. O deputado provavelmente não precisa de Lula para renovar seu mandato no Paraná, mas não quer correr o risco de ficar mal com o futuro governo se o petista vencer a eleição.

    Outros políticos fazem cálculos mais próximos. Há dez dias, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) deixou o cargo de líder do governo no Senado após ser abandonado pelo Planalto na disputa por uma vaga no TCU. Com isso, a família de políticos que ele lidera cortou um laço com um presidente que tem 67% de rejeição no Nordeste.

    Do lado oposto, há políticos experimentados que apostam numa suada recuperação de Bolsonaro. Partidos como PL e PP continuam ao lado do governo e aproveitam os meses finais da verba pública oficial. Muitos deles ainda acreditam que o presidente tem ferramentas para ser um candidato competitivo e apostam num desempenho razoável de sua chapa –ao menos no primeiro turno.

    Para esse núcleo do centrão, a vida continuará confortável se Bolsonaro for reeleito, mas ninguém parece crer que as portas estarão fechadas em caso de revés. Prova disso é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que quer continuar no cargo em 2023. "A vida do presidente Bolsonaro é uma. A minha vida é outra", declarou, em novembro.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER