E estes sao os filmes aos quais assisti mes passado e que me impactaram - se alguem estiver buscando por dicas , recomendo a todos, caso sejam acessíveis.
THE BACCHUS LADY - dir & rot Je-yong Lee, Coreia, 2016 (Mubi)
Vim conhecer Youn Yuh-jung por seu personagem da avó em Minari, mas ela é uma especie de fernanda=-montenegro da Coreia, pela alto conceito, enorme talento, e quantidade de papeis que dominou. As damas de Baco são prostitutas da terceira idade. O filme é uma cabíria do oriente. ]
LAMB - dir Vladimir Johannsson, rot Johannsson & Sjon, Islandia, 2021
O Cordeiro é símbolo de tanta coisa, do Agnus Dei ao contraponto de lobos em fábulas. Aqui, e o filho que o casal nao pode ter, tudo aquilo que perdeu, tudo aquilo ao que se agarram, enquanto o congelado do mundo derrete à sua volta. Direito do folclore nórdico para um drama familiar moderno.
GONZO - THE LIFE AND WORK OF DR HUNTER S. THOMPSON - dir & rot Alex Gibney, EUA, 2008 (Mubi0
Pra quem é fã de Hunter Thompson, um passeio pela vida obra angustias paranoias pirações politicagens artigos romances-nunca-lançados pauleiras-sempre-intensas de uma das figuras mais interessantes e revolucinárias do jornalismo. Para quem não é, boa introdução ao Duke.
HIACINT - dir Piotr Domalewski, rot Marcin Ciaston, Polonia, 2021 (Netflix)
Opressão & repressão & fingimentos & resistencia quando um policial investiga assassinato entre a comunidade gay enquanto o governo prepara um programa de estimagtização dos homossexuais. Roteiro tenso e excelente. Mais louvável ainda por ser produzida nesta Polônia tão reacionária de agora.
7 PRISIONEIROS - dir & rot Alberto Moratto, Brasil, 2021 (Netflix)
Trabalho escravo na metrópole de São Paulo. Excelente drama de denúncia social, com a tensão das escolhas que se é levado a fazer de suas vidas (e da vidas dos outros). No ferro velho a exploração de sempre. Rodrigo Santoro arrasa como o chefe durão que vai mostrando umas outras facetas.
BICHO DE SETE CABEÇAS - dir Laiz Bodansky, rot Luiz Bolognesi, Brasil, 2001 (Belas Artes)
Emendando com o anterior, Ana buscou um filme lá o início do Rodrigo: este foi seu primeiro filme de arte e também está estupendo no papel do jovem internado à força devido ao consumo de "drogas".
KIKA - dir & rot Pedro Almodovar, Espanha, 1993 (Mubi)
Almodovar chuta o balde geral!!! Escracho.
Pra terem ideia: uma cena de estupro que consegue ser engraçada....
EL FLOR DE MI SECRETO - dir & rot Pedro Almodovar, bas Dorothy Parker, Espanha, 1995 (Mubi)
Almodovar deita & rola no genero novelão, com encontros e desencontros e encantos e desencantos.
Sempre exagerado. E com Caetano Veloso e Chavelas Vargas na trilha sonora.
CARNE TREMULA - dir & rot Pedro Almodovar, bas Ruth Rendell, Espanha, 1997 (Mubi)
Agora Almodovar ataca o genero policial (é baseado por alto num romance de Ruth Rendell). O roteiro furado desanima mas a maestria dele ao filmar compensa o roteiro. Um filme de cadeirante sem a manor pieguice. E talvez as melhores cenas de bunda do cinema.
WELDI - dir & rot Mohammed Ben-Attia, Tunisia, 2018 (Mubi)
Os pais penam para criar os filhos, que crescem e ficam distantes e somem no mundo. Na Tunísia atal essa trama tem agravantes ainda pesadas. A interpretação de Mohammed Dhrif (o pai) é excelente.
Tenho gostado muito dessa leva de filmes tunisianos.
(pela ordem em que foram vistos)