This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, dezembro 02, 2021

    Bolsonaro, o presidente do centrão vai bem, obrigado

     




    Thiago Amparo

    Análise política não é pensamento positivo; o analista coloca o ouvido perto do chão para escutar o som da boiada que está a caminho, mesmo que distante, e, veja, nem distante a boiada está. Análise política é como o canário que mineradores levam consigo para dentro da mina: a fragilidade do pulmão do canário é sua fortaleza; esperneia alertando sobre os perigos vindouros.

    Bolsonaro vai bem, obrigado. Autocratas precisam se reeleger para matar de vez a democracia, nos ensinam Ortega e Orbán. A queda da popularidade de Bolsonaro é o maior triunfo na mão dos democratas de oposição, os quais, por outro lado, pouco parecem se unir para enfrentá-lo, o que fortalece Bolsonaro. Chapa Lula-Alckmin ajudaria para sinalizar que se trata de uma eleição sobre Bolsonaro, não sobre os demais e suas picuinhas históricas.

    Bolsonaro avança sua boiada com a porteira aberta deixada pelo Legislativo e STF. Em uma semana, o STF esmaga sua própria jurisprudência sobre foro privilegiado de 2018: criou uma exceção casuística beneficiando, ao cabo, o filho do presidente. O que era para ser uma corte previsível diante do caos, torna-se corte a ignorar a si mesma em nome do caos.

    Legislativo passa a boiada, aprovando sem oposição coordenada o futuro ministro do STF que mandou a polícia calar críticos ao governo (vide requisições de inquérito policial com base na Lei de Segurança Nacional); que assistiu ao presidente defender a liberdade de usar remédio sem eficácia para Covid e cuja AGU defendeu ser ok o Estado comemorar o golpe militar em nota oficial. E, ainda por cima, quer passar a lei antiterrorismo para calar a sociedade civil.

    As frases belas, mas vazias, de André Mendonça a favor da democracia em sua sabatina, de um lado destoam de sua prática jurídica no governo e, de outro, soam como um canto de sereias a encantar um Senado pouco afeito a sabatinar de fato; um canto agudo o bastante para abafar o som da boiada passando. Bolsonaro, o presidente do centrão vai bem, obrigado.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER