This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, novembro 24, 2021

    Cartunistas Brasileiros

     

    de Paulo Vitale

    Retrato do Cau Gomez que integra meu ensaio manifesto com cartunistas brasileiros. Cau Gomez (49) é um dos mais notórios cartunistas de sua geração no Brasil.

    Natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, iniciou a sua carreira como ilustrador e caricaturista aos 15 anos, no jornal Diário de Minas (DM), em 1988, onde trabalhou e adquiriu experiência no ambiente frenético da redação, que tinha na coordenação três visionários jornalistas: Sulamita Esteliam, Ronaldo Solha e Sebastião Martins.

    Desde criança já sabia que queria ser desenhista, inspirado na genialidade do mestre Ziraldo e, mais tarde, no talento dos irmãos Paulo e Chico Caruso, que o ajudaram a abrir portas, e permitiram que a sua arte ultrapassasse importantes fronteiras na grande imprensa brasileira
    .
    Porém, movido pelo ímpeto de se descobrir e se aprimorar na profissão, ingressou, em 1991, no curso de Educação Artística da Escola Guignard - Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
    Mas inquieto, perseguiu novas lições sobre o uso de texturas no desenho e se afastou do formato convencional da escola acadêmica de arte.

    Criou laços intuitivos com o autodidatismo e se orientou nas pesquisas e na profunda admiração pelos trabalhos dos artistas gráficos: Hermegildo Sábat, Carlos Nine, Luis Trimano, Cássio Loredano, Mario Vale, Henfil, Angeli, Ralph Steadman, Robert Crumb e Brad Holland. E isso foi definitivo para causar um sobressalto criativo na sua abordagem artística.

    Cau também domina várias técnicas nas artes plásticas e pintura, e é em meio aos estudos no uso das tintas que ele mais se realiza ao se reciclar nas obras dos grandes mestres e pintores que ele mais admira: Rubens, Goya, Rembrandt, Picasso, Magritte, Toulose Lautrec, George Grosz, Candido Portinari, Anita Malfatti e Jean-Michel Basquiat.

    Desde 1993, Cau adotou Salvador, a capital da Bahia, para viver e trabalhar em estúdio próprio nas suas produções. Colaborou graficamente em destacados jornais e revistas: Estadão, Jornal do Brasil, Hoje Em Dia, Cometa Itabirano, Pasquim 21, Playboy, Palavra, Gráfica Magazine, Veja, Piauí, Continente e Le Monde Diplomatique-Brasil, em São Paulo. O impacto positivo de seus trabalhos na imprensa baiana o levou a receber, no ano de 2009, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário da Cidade de Salvador, em reconhecimento à sua atuação no jornalismo baiano, principalmente através dos desenhos de humor político publicados diariamente nas páginas de opinião editorial, no jornal A Tarde por 16 anos.

    Seu talento é reconhecido internacionalmente, possui mais de 60 grandes prêmios nacionais e internacionais, além de inúmeras menções honrosas.

    Ministrou oficinas, workshops e palestras em países como Colômbia, Cuba, França e Portugal.

    É também coautor e ilustrador de vários livros. Dentre os mais destacados: “Pastinha, o Menino que virou Mestre de Capoeira” – único livro baiano infantojuvenil a ser finalista do Prêmio Jabuti, em 2012, publicado pela Editora Solisluna; o álbum de banda desenhada/HQ, “Billy Jackson” (2013), pela RV Cultura e Arte Editora; “O Dia em que os Gatos aprenderam a tocar Jazz”, (2012); “Dias de Tempestade” (2013); “ATchim!”(2019) – todos pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

    Em 2017, na cidade do Porto, em Portugal, realizou uma grande exposição individual no MNI / Museu Nacional da Imprensa - com mais de 100 trabalhos originais. No mesmo período, foi o primeiro cartunista convidado a ministrar palestras e oficinas durante dois meses dentro do projeto de Residência Artística na CASA WOLINSKI/ PORTOCARTOON - espaço este dedicado ao cartoon e às artes gráficas.

    Realizou um grande sonho com a exposição individual e o lançamento internacional do primeiro livro autoral de humor gráfico: “Cau Gomez, desenhos à Flor da Pele”, CARTOON XIRA 2020 , em Vila Franca de Xira, Portugal, 2020.

    Em 2020, Cau também teve novas conquistas e foi finalista entre os 10 melhores cartunistas no “EUROPEAN CARTOON-AWARD”, Bruxelas, Bélgica – com um desenho publicado no jornal Courrier International-Paris, França – e ficou com o 2⁰ Prêmio de Cartum – no festival "We Defeat Coronavirus" Cartoon Contest - Iran Cartoon - Teerã, Irã – 2020.

    Recentemente, durante a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, ilustrou e fez o design gráfico para a capa do livro “O Espelho dos Girassóis”- numa parceria com o escritor, músico e poeta Maviael Melo.

    Atualmente, é freelancer e publica regularmente nos jornais: A Tarde, em Salvador e Courrier International, em Paris.





    Paulovitale@All Rights Reserved.
    @caugomez.art


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER