This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, outubro 12, 2021

    Guiados por mapa do ouro, garimpeiros cercam os últimos Piripkura

     "Uma terra indígena com data marcada para acabar, um estudo público que aponta a região onde ela está como promessa emergente para a mineração do país e uma cooperativa de garimpo novata que chegou na frente de todas as grandes empresas e loteou para si a área: essa é a combinação de fatores que pode levar, em breve, à extinção dos Piripkura, no norte do Mato Grosso."

    "Há também 55 pedidos de exploração minerária sobrepostos ao território tradicional, que constam como inativos no banco de dados da ANM. A mineração dentro de terras indígenas não é permitida no Brasil. Mas o presidente Jair Bolsonaro quer reverter isso com o projeto de lei 191/2020, que tramita no Congresso. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estimou que uma área do tamanho da Venezuela será desmatada na Amazônia para viabilizar a exploração mineral, se avançar a proposta do governo federal. Por isso, a manutenção da restrição de acesso é apontada por especialistas como crucial para os Piripkura."


    leia reportagem de Fernanda Wenzel, Pedro Papini and Naira Hofmeister

    Guiados por mapa do ouro, garimpeiros cercam os últimos Piripkura - InfoAmazonia

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER