E estes sao os filmes aos quais assisti mes passado e que me impactaram - se alguem estiver buscando por dicas , recomendo a todos, caso sejam acessíveis.
HOLLER - dir & rot Nicole Riegel, EUA, 2021
Um filme no clima de Nomadland, na vida dos despauperados, nessa américa precarizada, onde se perde tudo - até o cão que é sua única companhia.
BRUTTI, SPORCHI I CATTIVO - dir & rot Ettore Scola, Italia, 1976 (Looke)
Muita engraçada a vida dessa família no esculacho e na pobreza, onde cada um é por si e a fudelança é geral. Um clássico do cinema italiano e da carreira do Scola. Nino Manfredi otimamente escroto.
LA VITA Y NADA MÁS - dir & rot Antonio Mendez Esparza, EUA, 2017 (Mubi)
Outro capítulo na vida da dureza do nosso tempo, a mãe negra tentando segurar todas as ondas e ainda encontrar um sentido para a existencia, o garoto negro tentado por tudo e tentando lidar com um pai ausente e uma raiva presente.... Neorrealismo americano moderno com atores não profissionais manda um papo reto.
POWER OF THE DOG - dir & rot Jane Campion, EUA, 2021
A eterna diretora de O Piano (depois de 12 anos sem filmar) vai ao oeste americano e - como outra mulher, Kelly Reichardt - desmonta os caubois brutos em fios emperdenidos de emoções desencapadas. Belíssima fotografia. Benedict Cumberbatch arrasa. Leão de Prata este ano em Veneza.
SLOW MACHINE - dir & rot Paul Fenten, EUA, 2020 (Mubi)
Dificil de descrever. Aspirante a atriz se envolve com agente federal que curte teatro experimental? Mulher ameaçada vai morar na casa de uma banda de rock? Bizarro absurdo e multigenero?
CANDYMAN - dir Nia da Costa, rot Jordan Peele, Win Rosenfeld & da Costa, EUA, 2021
Jordan Peele (aqui roteirista) prossegue em sua missão de revisitar situações clássicas da cinematografia de terror para lidar com racismo e falar dos negros.
MIDNIGHT MASS - created by Mike Flanagan, EUA, 2021 (Netflix)
Otima série de terror envolvendo religiosidade, conservadorismo, tacanhice numa cidade do interior.
(pela ordem em que foram vistos)
Destaque especial para Power of the Dog e Holler.