This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, outubro 29, 2021

    Caricaturistas Brasileiros

     de PAULO VITALE

    Retrato de Genin Guerra que integra meu ensaio manifesto com cartunistas brasileiros.
    Paulovitale@All Rights Reserved.

    Luiz Eugênio Quintão Guerra, o Genin, é formado em Engenharia Civil pela PUC Minas e em Belas Artes pela UFMG. É natural de Itabira, onde fundou, com amigos, em 1979, o “Cometa Itabirano”, jornal da imprensa alternativa mineira que teve papel de destaque na luta contra a ditadura militar. Foi editor de arte dos jornais “Diário do Comércio” e “Jornal de Casa”, em Belo Horizonte, onde publicou charges diárias e ilustrações. Teve trabalhos publicados na revista de humor “Bundas”, do Rio de Janeiro, nos jornais mineiros “Estado de Minas” e “Hoje em Dia”; no “Pasquim 21” e no caderno mineiro da “Gazeta Mercantil”. Cartunista do “Ambiente Hoje” por 16 anos, jornal da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Genin não se liga apenas à denúncia de nossas mazelas. Como artista, celebra a beleza, retratando mestres da música e da poesia. Atualmente, dedica-se principalmente à escultura, criando desde pequenas peças até obras para espaços públicos. Para a cidade natal, homenageou o conterrâneo Carlos Drummond de Andrade com três esculturas em tamanho natural. Para Itabirito, fez as esculturas de Orson Welles e de Telê Santana. Há 10 anos desenvolve o projeto “Solo” retratando compositores brasileiros em cerâmica com queima em fornos de alta e em Bizen. Trabalho este já exposto em diversas galerias em Belo Horizonte, Itabira e no Rio na 1ª Bienal da Caricatura Brasileira (2014). Também criou o troféu para a mostra competitiva da mesma Bienal. Hoje está organizando a publicação de um livro com estas cerâmicas e com a colaboração de textos vários artistas.




    @geninguerra @genin_cartunista @paulovitale #cartunista #paulovitale


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER