This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, julho 21, 2021

    Para Bolsonaro, disputar a eleição nas urnas é só um plano B


    Bruno Boghossian

    Jair Bolsonaro fez uma exibição pública de seu arsenal golpista ao longo da última semana. Pressionado por suspeitas de corrupção e pela perspectiva de uma derrota nas urnas, ele renovou suas ameaças explícitas à democracia e disse, despreocupadamente, que o país pode não ter eleições no ano que vem.

    O presidente desfila com a certeza da impunidade. Bolsonaro espalha suspeitas falsas de fraude nas urnas eletrônicas há mais de um ano e avisa a quem quiser ouvir que está disposto a comandar um levante se for derrotado nas próximas eleições. Praticamente ninguém o incomodou ao longo dessa campanha.

    Até aqui, Bolsonaro teve o consentimento de personagens que têm a chave para sua sobrevivência imediata. O procurador-geral da República, que deveria investigá-lo, não viu nada de errado em mais essa coletânea de ataques. Já o presidente da Câmara e os bem alimentados parlamentares de sua base acreditam que tudo deve continuar como está.

    Graças a essa boa vontade, Bolsonaro operou nas bordas do autoritarismo ao longo do mandato. Se não cruzou a fronteira, não foi por desinteresse, mas por falta de força política. Agora, é seu enfraquecimento que o empurra para o outro lado. Na prática, o presidente já abandonou o território democrático.

    A movimentação de Bolsonaro surgiu no radar de duas autoridades na última sexta-feira (9). O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou que agir para impedir as eleições é crime de responsabilidade. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM), classificou como "inimigo da nação" aquele que patrocina retrocessos dessa natureza.

    Na articulação golpista, Bolsonaro usa a desculpa de que está em busca de "eleições limpas". As eleições, no entanto, deixaram de ser limpas no momento em que o presidente da República passou a ameaçá-las, com a guarida dos comandantes militares.

    Bolsonaro pode até vencer nas urnas (o que parece cada vez menos provável), mas ter mais votos do que seus adversários é só um plano B.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER