This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, julho 08, 2021

    A mentira está no DNA das Forças Armadas no Brasil .

     

    Camilo Vannuchi

    General Braga Netto, o senhor e seus correligionários que me perdoem, mas eu sei o que vocês fizeram no verão passado. E no anterior também.

    A mentira, ilustre general, está no DNA das Forças Armadas no Brasil. Ela corrói há pelo menos cinquenta anos a credibilidade da instituição que o senhor venera. Ela não é apenas circunstancial, como demonstrou o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, ao convocar a Polícia Legislativa para dar voz de prisão ao ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, por mentir ao negar o pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina à empresa Davati Medical Supply - condição para fechar um contrato de aquisição de 400 milhões de doses da AstraZeneca, em fevereiro, conforme revelou a Folha de S.Paulo. Circunstancial foi o pedido de prisão. A profusão de mentiras, ao contrário, é estrutural e histórica.

    Não adianta fazer escândalo, senhor Ministro da Defesa. Não adianta divulgar nota de repúdio nem reclamar publicamente de Omar Aziz. O senador não atacou as Forças Armadas. O que ele fez foi defender as Forças Armadas da corrosão da qual o senhor e os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica têm sido cúmplices. Quem tem atacado sistematicamente as Forças Armadas são os senhores, ao tomá-la de assalto, expô-la ao ridículo, repetir mentiras cada vez mais abusivas e levianas e passar pano para a incompetência e a corrupção que se alastram por suas fileiras.

    Arrisco dizer que as Forças Armadas nunca estiveram tão atoladas em evidências de corrupção, descaso, incompetência e mentiras quanto agora, sob o atual governo. Mentira é afirmar, sob juramento, que um encontro agendado aconteceu por acaso. Mentira é agir deliberadamente contra a saúde pública, é usar a dor de meio milhão de famílias para faturar algum, é desviar dinheiro às custas de tantas mortes. Mentira é poupar o general Pazuello, mentiroso contumaz conforme apontaram agências de checagem. É proteger os parças, os brothers, os manos. É ameaçar, é usar o coturno, a farda e as quatro estrelas para colocar os interesses pessoais e o corporativismo acima dos interesses do país.

    A mentira das Forças Armadas é notória. Militares mentiram ao matar e sumir com os corpos de centenas de desaparecidos políticos. Mentiram ao eliminar Zuzu Angel, a corajosa estilista que, cinquenta anos atrás, denunciou incansavelmente o assassinato de seu filho, Stuart Angel, pelos agentes da repressão. Mentiram no atentado do Riocentro, que culminou na morte do sargento Guilherme Pereira do Rosário, há quarenta anos. Mentiram novamente, muito recentemente, em janeiro deste ano, ao adulterarem digitalmente as fotografias feitas num treinamento do Exército para que máscaras - rabiscadas toscamente no Paint Brush - fossem aplicadas sobre os rostos dos participantes. Naquela ocasião, seria muito bem-vinda uma nota pública, assinada pelo senhor ou por um de seus colegas, lamentando o ocorrido e prometendo apurar internamente os responsáveis por colocar cidadãos em risco, contribuir para o contágio de Covid-19 e mentir à população. Uma pena que ninguém se dispôs a escrever uma nota sobre isso. Foram todos duplamente irresponsáveis, ao dispensar a proteção das máscaras e ao mentir, alterando uma foto para dizer que não fizeram o que fizeram.

    Ora, general, a mim o senhor não engana. Conheço o modus operandi. Para quem adulterou a fotografia da chacina praticada pelo Exército contra os dirigentes do PCdoB reunidos na casa da Lapa, em 1976, para incluir uma arma ao lado do corpo de Pedro Pomar, qual a gravidade de adicionar máscaras inofensivas a uma fotografia divulgada nas redes sociais? O senhor deveria se envergonhar. Não da declaração de Omar Aziz, mas do desserviço prestado à democracia e às liberdades individuais e políticas. Deveria se envergonhar das verdades sistematicamente negadas por sua turma. Os militares que recorrem ao Paint Brush para omitir um deslize são os mesmos que estufam o peito para dizer que não torturaram, que não sabem onde estão os corpos, que não há documentos com informações inéditas, que a ditadura foi a coisa mais fofa que existiu na face da Terra, pelo menos desde os tempos da escravidão.

    A mentira, general, não é apenas estrutural, mas estratégica nas Forças Armadas. Faz parte da ética dos militares esconder, confundir, ocultar. O despiste é um resquício da arte da guerra e, sobretudo, da ditadura. A ética dos sistemas e das instituições autoritárias, como o atual governo do Brasil, é a ética de encobrir os feitos das autoridades e escancarar os dos cidadãos. Para o rei, a privacidade; para a população, a transparência. Sistema de informação, espiões, agentes infiltrados, polícia secreta, polícia política, telefones grampeados, veraneios fazendo a ronda, vale tudo na hora de investigar a vida dos outros. Quanto aos atos das autoridades, carimbo de sigilo e classificação como segredo de Estado. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER