Crisley Santana
A pandemia de covid-19 manteve espaços culturais fechados e acabou impulsionando a digitalização de acervos de museus e bibliotecas ao redor do mundo. Seguindo a tendência dessas instituições, o site Artvee passou a reunir imagens de obras de arte de diversos artistas, famosos e anônimos.
O objetivo do site é tornar as imagens das obras fáceis de serem descobertas e baixadas gratuitamente, já que estão em domínio público. Elas estão em alta definição e foram extraídas de mais de 40 instituições internacionais, como o Instituto de Arte de Chicago.
Entre os artistas que estão no acervo há Sandro Botticelli, Caravaggio, Paul Cézanne, María Blanchard, entre outros. Mas não são somente pinturas que compõem a coleção. O site também reúne imagens de ilustrações, propagandas, anúncios e capas antigas de revistas e livros.
Os usuários podem realizar buscas tanto a partir de palavras-chave quanto usando os tópicos e álbuns temáticos organizados pelo site. Os temas vão de mitologia e arte japonesa, à religião e animais.
Também há a possibilidade de criar coleções próprias e divulgar as imagens. Entre as coleções dos usuários há exemplos de arte gráfica e da chamada arte déco, que usa em sua composição formas geométricas, ornamentos e design.
