This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, abril 15, 2021

    PASQUIM 51 ANOS

     



    Esta é a capa do Pasquim número 177, de novembro de 1972, que traz a entrevista do jornal com AGNALDO TIMÓTEO.

    O desenho, de Juarez Odilon, retrata uma cena narrada na entrevista, entre vários casos protagonizados por Agnaldo no seu tempo de marginália.

    Leia o trecho:

    AGNALDO - O Cléber, marido da Ângela Maria, conhecia muita gente importante que é sem vergonha, que é venal, que é ladrão, que somente os homens da imprensa conseguem ficar conhecendo, entende? E com esses conhecimentos o Cléber conseguiu sobreviver no Rio de Janeiro. Aí tomava a grana de todo mundo, e eu é que ia buscar o dinheiro. Até que um dia um cara aí que já morreu... famoso pra caram¬ba...

    Millôr — Quem é esse cara?

    AGNALDO - Augusto Frederico Schimidt, era o dono dos Supermercados Disco. Então, eu conto a história: um dia, o Cleber me dá o envelope com as coisas dentro e subo pra casa desse homem pra pegar o dinheiro. Cheguei, entreguei, e como não estava sabendo de nada, o homem me meteu o revólver na cara, me xingou: "Seu filho da puta, não te mato pra não arrasar a sua vida".

    Millôr - Ele pessoalmente?

    AGNALDO - Ele, Augusto Frederico Schimidt, e ele ainda sofria do coração! E a governanta: "Seu Augusto, seu Augusto, não faça isso". E eu completamente inocente, bicho. E ele me botou pra fora.

    Millôr - Você não tinha a menor idéia de que era um dos maiores poetas deste país.

    AGNALDO — Eu só sabia que ia buscar uma grana. Agora, eu não estou sabendo o que estava dentro do envelope... Ele me xingou pra caramba! "Seu chantagista". E aí o elevador parou, cheio de gente, porque o elevador parava na porta, coisa de bacana, não tinha esse negócio de parar no corredor não. Eu disfarçava e ele, com o revólver na mão: "Eu não sei por que é que eu não te mato". (PAUSA) Cansei de fazer isso no Rio de Janeiro. No Plaza, cansei de tomar dinheiro com nome de outro: eu mesmo ligava e tomava uma grana.

    obs.: Augusto Frederico Schmidt foi também presidente do Botafogo e um dos mais célebres poetas brasileiros.

    (e um dos autores da série Gisele, a espiá nua que abalou Paris) 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER