This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, dezembro 27, 2020

    Funai cogita reduzir área no Pará com vestígios de índios isolados

     Mapa da Funai indica plano de redução (linha tracejada) da área interditada para proteção de índios isolados em Ituna/Itatá, no Pará  - Reprodução

     

    "Documento e mapas na Funai revelam a intenção de reduzir em cerca de 50% a área Ituna/Itatá, onde há relatos e vestígios de isolados desde os anos 70

    A Funai está organizando para as próximas semanas uma expedição para Ituna/Itatá a fim de supostamente confirmar ou afastar a presença dos isolados. A suposta negativa seria usada para embasar a decisão final de reduzir a terra indígena.
    Os especialistas, porém, levantam diversas dúvidas sobre a extensão a ser percorrida pela expedição, o tamanho e a composição da equipe, os pontos cobertos pela viagem e os cuidados de saúde, tendo em vista o momento da pandemia do novo coronavírus. No organismo de um indígena isolado, uma simples gripe pode evoluir para uma pneumonia e matar em até 48 horas, segundo vários sertanistas com experiência em contatos. No início da pandemia, a Funai baixou normas para restringir a circulação de pessoas em terras indígenas a fim de coibir a transmissão do vírus.

    O desmatamento dentro da terra indígena começou em 2016 "e se intensificou em 2018 e 2019, alcançando níveis absurdos em 2020", segundo um estudo da área técnica da DPT mencionado no relatório do OPI. Hoje a Ituna/Itatá está "no primeiro lugar no ranking das terras indígenas mais desmatadas do Brasil"."


    mais na reportagem de Rubens Valente

    Funai cogita reduzir área no Pará com vestígios de índios isolados - 27/11/2020 - UOL Notícias

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER