This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, novembro 29, 2020

    Derrota de Crivella mexe no xadrez político dos pentecostais

    Se confirmada a derrota de Marcelo Crivella no Rio, Edir Macedo, tio do prefeito e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, apostará todas as fichas em Bolsonaro. Foto: Evaristo Sa / AFP

      GUILHERME AMADO 

     A menos que haja uma abstenção em massa dos eleitores de Eduardo Paes no domingo 29 de novembro, Marcelo Crivella será derrotado no Rio de Janeiro. Não terá sido o único a perder. Também sairá alvejado das urnas o projeto político da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e de certa maneira todo o esforço dos pentecostais na política. Fracassou fragorosamente, por total falta de capacidade de gestão, a primeira administração municipal da Iurd numa grande cidade. Mas nem Crivella nem a Iurd e muito menos o projeto de poder dos pentecostais está morto. Longe disso.

    A eleição de Crivella foi um oásis para os pentecostais e em especial para Edir Macedo, seu tio e líder máximo da Universal. A ideia era fazer da segunda maior cidade do Brasil uma vitrine para mostrar o que poderia ser um presidente evangélico no comando — mal sabia Macedo que dois anos depois chegaria ao poder um certo Jair Bolsonaro, que não é evangélico, mas prioriza os interesses do segmento sem constrangimento. Só que não deu certo. O inapto Crivella afundou o Rio de Janeiro. Trabalhava pouco, delegava para as pessoas erradas, direcionou a máquina pública para seu grupo religioso, liderou o Rio rumo a uma grave crise de saúde pública e até contratou uma milícia para atacar repórteres e cidadãos que ousassem se queixar da falta de atendimento médico. Para fechar com chave de ouro, foi acusado de liderar um esquema de corrupção na prefeitura.

    Crivella não está morto, entretanto. Não desistiu da política e já confessou a interlocutores que, de fato perdendo, tentará um novo mandato em 2022. Pode concorrer a deputado federal, senador ou até governador. As duas últimas opções são cogitadas no cenário de fracasso da eventual administração de Eduardo Paes na cidade. Também se discute na Universal a possibilidade de ele ter um programa de TV na Record, emissora de Macedo, como uma maneira de não sair dos holofotes.

    “A derrota de Crivella é uma derrota de todos no segmento cristão. Fecha-se um ciclo”, avaliou, em privado, o bispo de uma das maiores denominações brasileiras, concorrente da Iurd. Crítico no passado do sectarismo da Universal, esse pastor reconhece os esforços da igreja para dialogar mais com outras denominações. O bispo Eduardo Bravo foi escalado por Macedo para ser uma espécie de diretor de relações institucionais, um relações públicas da igreja. É ele que vem tentado criar essas pontes, o que diminuiu a rejeição que outras sempre tiveram pela Universal.

    Mesmo que derrotados no Rio, os pentecostais colecionam vitórias em Brasília. Nunca houve tantas portas abertas para eles no Planalto. No Congresso, a era de ouro foi com Eduardo Cunha, mas no fundo, no fundo, continuam sendo uma das bancadas mais poderosas. Barram mudanças progressistas nos costumes com a mesma desenvoltura com que aprovam benesses tributárias.

    As duas próximas peças no xadrez pentecostal estão ligadas uma à outra. Primeiro, fazer em outubro de 2021 um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo. Depois, em outubro de 2022, reeleger o presidente que terá escolhido o “terrivelmente evangélico”.

    Com Eduardo Barretto e Naomi Matsui

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER