This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, setembro 20, 2020

    PASQUIM HA 50 ANOS

     

    A MULHER SEGUNDO VINICIUS

    Foi Tarso de Castro quem, sobre a mulher, disse que se inventarem coisa melhor ele não quer nem saber. Dito sábio e prudente, porque a mulher, como a lua, tem que ser amada de longe, irracionalmente e sem reservas, e coberto de preocupações outras sobre o seu mistério que não sejam as de constatá-lo e aceita-lo como o crente aceita Deus ou Obatalá, a quem ninguém até hoje foi apresentado.

    Amada de longe em seu mistério. Digo isso porque dele despida, em geral a mulher se despersonaliza e transfere, passando a mostrar toda essa extensa fama de “qualidade negativas” que lhe são inerentes e determinadas pelo seu condicionamento à função de procurar e exercer “prendas domésticas”, como ela preenche nos formulários.

    Quando eu digo amada de longe, isso não indica qualquer platonismo na relação: muito pelo contrário. Porque tudo o que a mulher quer mesmo é ser bem amada e possuída: e quanto mais, melhor. O que o homem nunca deve fazer é desnudá-la demasiado, ou seja, além do corpo, a alma; ou como se queira chamar ao substrato íntimo. Pois é muito leve o maravilhoso tecido de tramas de que a mulher é feita, e com que a natureza soube encobrir seus poderosos fios-terra, como que para disfarça-la melhor em seu encanto, que faz a paixão dos homens. Uma vez postos a nu, vai-se o mistério, vai-se o encanto.

    Para a mulher o amor é a coisa mais importante da vida. Ele é a sua motivação máxima, o eixo de sua existência, sua razão maior de ser. É no amor que ela mais desabrocha e melhor mostra seu universo de beleza. O amor parece capitalizar todo o magma disperso de paixões latentes que constituem a sua essência , e a mulher se incendeia toda numa só paixão: a do ser amado. Todos os seus atos passam a se norteados em função desse sol único.

    Não há nada mais belo que curtir o espetáculo de uma mulher vivendo o seu amor. Ela fica, ao mesmo tempo, intensa e transparente. Seu olhar adquire uma luz macia e parece interiorizar-se, como se estivesse sempre a perscrutar o próprio intimo, e a beleza do que visse não pudesse ser revelada. Todos os seus gestos traduzem a posse de um segredo indizível, que é preciso guardar a qualquer preço, pois que todos o querem descobrir. E ao mesmo tempo que sua beleza física explode, ela fecha-se no claustro de seu amor, que quer só para ela porque, de repente, tudo fica frágil, imensamente frágil.

    VINICIUS DE MORAES 



     


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER