This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, agosto 09, 2020

    Dois vídeos, dois entregadores negros chamados Matheus, o mesmo racismo





     

    "Dois vídeos que viralizaram, nesta sexta (7), chocaram pelas cenas de racismo. Um deles mostra a agressão contra um entregador chamado Matheus, que foi amparado por seu amigo também chamado Matheus, em um shopping no Rio de Janeiro. E o outro traz ataques racistas sofridos pelo entregador Matheus por parte de um homem de nome Mateus em um condomínio em Valinhos (SP). As vítimas têm em comum os nomes, o trabalho, a cor de pele. Os dois Matheus são a cara de um Brasil, enquanto o Mateus é a voz de outro.

    Os dois Matheus representam um Brasil. Poderiam ser a mesma pessoa e, ao mesmo tempo, qualquer um de outros milhões que se lascam diariamente para trabalhar honestamente, desviando-se da violência e da arbitrariedade, sendo solidário e nadando contra a corrente do racismo e do sistema que o protege. Sistema alimentado por nós.

    Já Mateus vocalizou outro Brasil, mesmo que talvez não tenha plena consciência disso. Um Brasil que se acha no direito de acusar um Matheus de roubo e puni-lo por sua cor de pele, um Brasil que acredita que pode ameaçar um Matheus por ele ter denunciado uma agressão, um Brasil que acha justo mostrar para trabalhadores negros e pobres o seu devido lugar. Em intragáveis mensagens de aplicativos, esse Brasil sentiu-se representado pelas palavras de Mateus.


    Esse mesmo Brasil festejou quando Mateus chamou o entregador de analfabeto, quando o presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, chamou jornalistas que questionaram a soltura da esposa de Queiroz de analfabetos, quando o desembargador Eduardo Siqueira chamou o guarda civil que o multou por andar sem máscara de analfabeto."


    mais na coluna de Leonardo Sakamoto​

    Dois vídeos, dois entregadores negros chamados Matheus, o mesmo racismo - Leonardo Sakamoto - UOL

     

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER