This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, agosto 11, 2020

    A PAZ DOS CEMITÉRIOS

     

    Christian Edward Cyril Lynch

    Acostumem-se. Vai piorar antes de melhorar. Não que vá ter ditadura, como da última vez que houve um governo conservador com o vento a favor. Mas há um terreno social tolerante, predisposto ao novo "governo Figueiredo", tocado cada vez mais pelos militares aposentados. Governo que encontrou o tom certo para um autoritarismo "democrático" nos dias de hoje, mas à moda brasileira: mole, cínico, malandro, ensaboado, escorregadio.

    Ao assumir, o governo Bolsonaro não tinha nada, a não ser manipulação digital, e gente na maior parte inexperiente, burra e grossa. Hoje ele já sedimenta, com método próprio de cooptação e técnicas novas de "governabilidade" comprovadas. O Pazuello é um exemplo de técnica bem sucedida da nova "governamentalidade", neutralizando e apagando a área conflagrada com sua presença/ausência, que vai se replicando para outras áreas. Deu problema? Nomeie gente que nada entenda do assunto. A área problemática desaparece, por omissão, incompetência e paralisia.

    Ao mesmo tempo, a consciência jurídica do país vai erodindo pela difusão de uma mentalidade antijudiciarista, baseada na recuperação da doutrina da razão de Estado e de separação estrita de poderes. Começou no tempo do Temer e justificou sua absolvição no TSE. Enquanto isso, o governo leiloa as vagas de nomeação para o STF, cooptando os juristas ambiciosos, arrivistas e/ou oportunistas. No mais, desmoraliza-se a autoridade do tribunal, empregando-se mil malandragens. Diz que há e não há dossiê de arapongagem, etc

    No campo partidário, o presidente largou o governo nas mãos dos militares, mais competentes, neutralizou os radicais e partiu pra campanha da reeleição. Deixou o exótico e periclitante trumpismo de lado para apostar mais fortemente no "lulismo às avessas". Vai descobrindo aos poucos e apostando, corretamente do ponto de vista político, na tradição nacional. Passou a distribuir cargos de segundo escalão pro centrão, fingindo, por não dar do primeiro, que não está fazendo a "velha política". O Rodrigo Maia já disse que não vai rolar impeachment.

    No campo da saúde, o país já normalizou o morticínio da COVID. O desvelamento da tentativa de golpe militar pela Piauí caiu no vazio. Os escândalos do Flávio e da Michele Bolsonaro derrubariam a república quatro anos atrás. Hoje ninguém quer saber. Restaurar autoridade, nesse país, também significa restaurar impunidade. Enquanto isso, parecem infinitos a incapacidade de articulação da oposição, o oportunismo dos políticos profissionais e a burrice da esquerda, com seus arroubos dogmáticos de radicalidade. Todo mundo está cansado, ninguém aguenta mais briga depois de 7 anos.

    Os escândalos de corrupção, seguidos pelo lavajatismo e pela sustentação da polarização pelo petismo esfrangalharam o espírito progressista das estruturas democráticas. Muita gente cansou de ouvir falar em liberdade, igualdade, políticos, minorias, supremo, partidos, programas. Elegeram um autoritário antissistema para "mudar o disco" e lhe deram carta branca em troca de paz. Bastava Bolsonaro substituir o golpismo e a cafajestagem pela malandragem e pela dissimulação, para que essa paz chegasse. E ela chegou.

    Será a paz dos cemitérios. Acostumem-se.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER