This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, julho 14, 2020

    Medo do vírus e perdas da quarentena acuam ribeirinhos no Amazonas


     Mulher com menina pequena ao colo e outra um pouco maior ao lado, em uma sala de ripas de madeira amarela, observa movimento da janela, iluminada pelo sol

    "Julielza Simões, 37, vê no silêncio que tomou conta de sua comunidade um sinal de preocupação. "A sensação é que estamos ainda mais esquecidos", afirma.

    A ribeirinha abre a porta de sua casa de madeira elevada a um metro do chão e só tem uma imensidão de rio a correr diante dos olhos.

    Eram nessas mesmas águas que, poucos meses antes, deslizavam as catraeiras, as pequenas canoas da Amazônia que levavam as crianças à escola rural e os adultos à cidade, onde vendiam seus produtos nas feiras livres.

    Esse também era o caminho dos compradores de peixes e de insumos da floresta, como óleos naturais, coco, açaí e cupuaçu. Hoje tudo não passa de silêncio, relata a ribeirinha.

    Também nas partes mais remotas do Brasil, o novo coronavírus não apenas paralisou o movimento da vida. Ele aprofundou velhas desigualdades sociais."


    leia reportagem de  Dhiego Maia, Zanone Fraissat e Henrique Santana

    Para se proteger da pandemia, ribeirinhos no Amazonas ficam isolados | Brasil: Diario de Pernambuco


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER