This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, maio 04, 2020

    Coronavírus e os limites morais do capitalismo





    "Em 2016, o Instituto de Pesquisa Estatística Aplicada (IPEA) divulgou estudo no qual projetou o quanto a saúde pública perderia com a entrada em vigor da emenda constitucional do teto de gastos. Os valores são assombrosos: 743 bilhões de reais deixarão de ser destinados ao SUS para que a gula do rentismo seja saciada e o sacrossanto superávit primário seja garantido.
    Na época, os defensores da inédita constitucionalização de uma regra fiscal dessa amplitude fizeram pouco caso dos exaustivos alertas sobre o sufocamento que ela traria a serviços públicos essenciais como o SUS, hoje a última trincheira, junto com a ciência, capaz de fazer frente à propagação da Covid-19. “É preciso conter a gastança governamental para atrair investimentos”, bradava a apologética neoliberal enquanto vomitava jargões empoeirados e projeções fatalistas parecidas com as que fizeram recentemente na aprovação da reforma da Previdência. Ainda durante sua vigência a devoção ao deus-mercado seguiu firme, fechando os olhos para prospecções genocidas como a apontada em 2019 pelo trabalho conjunto de entidades como a Fiocruz Minas, o IPEA, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos: até 2030, a retirada de recursos do SUS irá aumentar a mortalidade infantil em vinte mil mortes, além de 124 mil internações que poderiam ser evitadas."

    Leia artigo de GUSTAVO BARBOSA
    Coronavírus e os limites morais do capitalismo - Outras Palavras

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER