Qual é a lógica de matar Soleimani?

"O ataque dos EUA em Bagdá para matar o chefe da divisão de elite das Guardas Revolucionárias, Qasem Soleimani, não faz sentido se levarmos em conta a estratégia eleitoral de Donald Trump e a postura isolacionista em política externa adotada pelo americano desde quando anunciou a sua candidatura à Presidência em 2016.
Na campanha pela reeleição, a lógica para Trump seria propagandear os espetaculares números da economia americana — a taxa de desemprego atingiu seu patamar mais baixo em décadas, a inflação segue sob controle e o PIB apresenta bom crescimento. Não seria simples para um rival democrata criticar a performance econômica da atual administração, ainda que questione o crescimento da dívida pública e a dificuldade em reduzir a desigualdade.
Crises externas apenas atrapalham Trump. O momento é de resolver as existentes, e esta vinha sendo a agenda do presidente em busca de um acordo para encerrar a guerra comercial coma China. Uma crise no Oriente Médio envolvendo o Irã, caso se aprofunde, vai na contramão desta estratégia. Pode impactar ainda mais no preço do petróleo e ter repercussões negativas para a economia americana, prejudicando eleitoralmente o próprio presidente ao afetar um dos pontos mais positivos de sua administração."
mais no artigo de GUGA CHACRA