This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, novembro 14, 2019

    PASQUIM 50 ANOS

    Em 1972 o compositor Sérgio Ricardo desenvolveu um projeto histórico junto com O Pasquim. Os festivais que lançaram os grandes nomes da MPB da época estavam em declínio e surgia uma leva de compositores excelentes que não tinham espaço para mostrar suas canções. O Disco de Bolso foi então uma série de compactos com um artista famoso de um lado e um artista (ou dupla) desconhecido do outro. O famoso chamaria atenção para o desconhecido. O disco vinha encartado numa revista falando desses artistas e com artigos sobre a cena musical.




    Para o segundo disco da série foi convidado Caetano Veloso. Caetano preferiu gravar uma música que não fosse de sua autoria e assim surgiu uma releitura de um clássico de Luiz Gonzaga: "A volta da Asa Branca".

    O Lado B, mais uma vez, foi o responsável pelo lançamento de dois nomes excelentes:  Fagner e Belchior, com uma das músicas mais bonitas da MPB: "Mucuripe". Esses dois abririam a porteira inclusive para todo um segmento de compositores nordestinos que marcariam os anos 70 e 80.

    Mesmo com todo seu sucesso o Disco de Bolso não teve continuidade. Era uma fase em que O Pasquim era administrado de maneira muito desorganizada. E o terceiro compacto, já programado, seria a revelação de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, e com Gil lançando seu “Expresso 2222”. Nos próximos, Vandré, Elomar, Egberto Gismonti...

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER