This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, dezembro 11, 2018



    "Segundo Eliane Ferreira, da Colônia de Pescadores Artesanais Z-9, que vai de Guapimirim a Duque de Caxias, “eles estão tentando encobrir o problema, jogando um produto para que o óleo afunde. Tem pescadores ajudando na limpeza desde ontem e ainda estamos fazendo um levantamento dos prejuízos”, afirmou.
     
    Conforme Alexandre Anderson, da Associação de Homens e Mulheres da Baía de Guanabara, mais de mil pescadores sofreram prejuízos diretos com o vazamento e mais de dois mil, indiretos. “Fomos os primeiros pescadores a chegar no local, às 9h de domingo. E pela minha experiência, em 30 anos de atuação, posso afirmar que não se tratou de furto”, contestou a justificativa da Transpetro.
    O biólogo Mário Moscatelli, que hoje vai em campo para acompanhar de perto o vazamento, detectou, em sobrevoo realizado no domingo, que o desastre ambiental afetou diretamente mais de 80 mil m² de manguezais do fundo da Baía de Guanabara e do Rio Estrela. “Se as árvores morreram intoxicadas, perderão as folhas. O mais grave, porém, é que passamos pelo período reprodutor de caranguejos, que estão ferrados. Um diagnóstico mais preciso, contudo, só será possível em pelo menos 15 dias”, estima. Moscatelli também observou do alto 4 km do Rio Estrela lambidos pelo óleo, “principalmente abaixo do ponto do vazamento. No entanto, a maré alta também conduziu o óleo para áreas acima do vazamento”, completa.

    O que o ambientalista não pretende questionar é se o vazamento foi de fato provocado por uma tentativa de furto. “Fui informado por pessoas da região que o vazamento teria começado na sexta-feira. Verdade ou não, a empresa só começou a providenciar as contenções no domingo. Questiono como uma empresa de ponta como a Petrobras não dispõe de um mecanismo para monitorar qualquer tipo de alteração na pressão dos dutos?”

    LEIA A REPORTAGEM AQUI

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER