This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, dezembro 15, 2018

    Cláudia Andujar, uma vida de luta pelos yanomami


     “Fiz isso pela minha história, porque como os índios perdi meus parentes, mas no holocausto”

    "Graças a bolsas de pesquisa, deixou o fotojornalismo e abraçou uma nova vida no norte do Brasil, onde chegou a permanecer com os indígenas por vários anos. Mulher criada na cidade, ela se impressionava de como a noite no meio da Amazônia chegava cedo e se alongava. Deitava por volta das sete da noite, quando se concentrava em escutar a mata, que nada tem de silenciosa. Acordava várias vezes, com medo do barulho dos passos de bichos ou do canto dos pássaros noturnos. Ali, no meio da selva, Andujar se dividia entre dois mundos: o seu, tão distante em mentalidade, e um outro, que ela queria pegar entre as mãos e entender.
    “Fiz isso pela minha história, porque como os índios perdi meus parentes, mas no holocausto” ampliar foto

    Ela começou a viajar com os índios a pé na mata fechada, às vezes em viagens que duravam dias,  para caçar os animais de que eles se alimentavam. Os primeiros choques dos episódios sangrentos destas mortes foram se tornando cenas cada vez mais normais para ela. “Entrei na maneira em que eles viviam. Fui aceita por eles. As coisas são como são”, afirma. Deixou o quarto no acampamento dos missionários e ganhou espaço próprio nas malocas, onde os yanomami vivem em grupos familiares. “Pra mim, a maloca era apenas uma casa construída. Todos lá dormem em redes. E eu tive a minha rede, que eu levei de São Paulo”, conta, sorrindo. O envolvimento da fotógrafa com os rituais indígenas —especialmente os de iniciação dos pajés— a levou a mudar também a forma de fotografar. Era preciso interpretar na imagem, cuja estética ficava cada vez mais autoral, parte daquela magia."

    leia reportagem de Beatriz Jucá​ 
     
    “Fiz isso pela minha história, porque como os índios perdi meus parentes, mas no holocausto” | Cultura | EL PAÍS Brasil


     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER