This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, setembro 04, 2018

    SOS museus


    JAN THEOPHILO

    Na semana que passou, a coluna abordou a crise pela qual passam os museus do estado do Rio. Na verdade, hoje reduzidos a um museu e meio onde, em vez de excelência, se vêem práticas, no mínimo, estranhas. Só que a situação é bem mais grave. Dos museus municipais, costumava-se dizer que o MAR e o Museu do Amanhã eram exemplos de excelência administrativa, graças à parceria com a Fundação Roberto Marinho. Mas, estranhamente, no começo da semana o Bispo Crivella remanejou R$ 2,75 milhões de recursos das lonas culturais e projetos de fomento para....aplicar esse recursos no Museu do Amanhã e no MAR. Intrigada, a coluna tentou ouvir o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que fez a egípcia. O silêncio não foi por acaso. Os museus federais do Rio também não estão em situação melhor. O Museu Histórico Nacional sobrevive alugando seu espaço para eventos. E o Museu Nacional de Belas Artes, que tinha tudo para ser uma National Gallery brasileira, vive às traças. A culpa, dizem todos, é da crise econômica. Mas é justamente em momentos como este que sociedades decidem o que querem de suas vidas. Dizem que, certa vez, perguntaram a Winston Churchill se não era mais adequado direcionar o orçamento dos museus britânicos para os esforços militares da 2º Guerra. O velho buldogue deu um trago no charuto, tomou um gole de uísque e respondeu: “se é para fechar os museus, porque entramos em guerra?”

    Registre-se
     
    O vereador Renato Cinco foi o único a protestar contra o remanejamento de verbas do Bispo Crivella. “Este remanejamento é absurdo”, diz o edil. “Colocar dinheiro em algo já contemplado pelo mercado em detrimento das lonas culturais é, para dizer o mínimo, perverso.”

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER