Entidades combatem câmeras do metrô de SP que leem emoções de passageiros para vender publicidade

"Todos os dias, enquanto 700 mil pessoas passam pelas estações Luz, Paulista e Pinheiros do metrô de São Paulo, câmeras filmam seus rostos e adivinham suas emoções: “adulto feliz”, “jovem triste”, “mulher com raiva”. A ideia do projeto, chamado Portas Digitais, é categorizar os passageiros para exibir propagandas mais eficientes. E quase não tem como escapar: como o nome indica, as câmeras ficam bem na porta dos vagões.
Quem passa pelo experimento tem seu rosto captado e as imagens são analisadas em tempo real por um software, que detecta sua presença e começa a levantar dados sobre o passageiro. Ao analisar o formato do rosto, o software identifica se é homem ou mulher; pela altura da pessoa, se é jovem ou adulto; e, claro, os dados ficam atrelados à sua localização e horário. Enquanto são monitorados, os passageiros são expostos à propagandas da LG."
leia reportagem de Camila Rinaldi
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