This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, abril 01, 2018

    No lago de Sobradinho, ‘mar virou sertão’


    Painés solares proveem energia para quem mora nas ruínas de Pilão Velho Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

    "PILÃO ARCADO, BAHIA - Mailda mora fora do mapa. Tem 23 anos e vive num lugar que oficialmente não existe há quatro décadas. Como gerações de mulheres por mais de três séculos antes dela, todos os dias carrega latas d’água na cabeça para a família. Imersos num passado apagado dos mapas e ressuscitado por estiagens, ela, o marido pescador e os três filhos habitam as ruínas de Pilão Arcado, uma das cidades submersas nos anos 70 do século XX pelo lago da hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, na Bahia.

    A família de Mailda não está só. À medida que o mar interior de Sobradinho começou a virar de novo sertão, as ruínas da cidade ganharam mais moradores, em torno de 15 famílias. Receberam painéis solares modernos, dependurados pela Coelba, a companhia de energia baiana, em escombros de telhados. E caminhões passaram a cruzar o leito seco do lago, feito de estrada para cortar caminho pelo sertão."

     
    fotos DANIEL MARENCO
     
     


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER