This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, fevereiro 05, 2018

    Museus levam Benim a discutir papel na escravidão





    "A menos de um quilômetro de onde já funcionou o maior porto de embarque de escravos do Oeste africano, de onde mais de 1 milhão de pessoas partiram acorrentadas, encontra-se uma estátua de Francisco Félix de Souza, considerado “o pai” da cidade.

    Há um museu e uma praça em sua homenagem. A cada década, seus descendentes conferem a um parente o apelido de Souza, Chachá, tornando-o, então, o novo patriarca da família. Mas há um detalhe raramente mencionado. Depois de deixar o Brasil no final dos anos 1700, e ao chegar a Uidá, Francisco se tornou um dos maiores comerciantes de escravos da História."

    "Ele dividiu opiniões. Curiosamente, além de levar escravos para o Brasil, também recebeu aqueles que haviam sido libertos e queriam retornar ao continente de origem. Eram conhecidos como “agudás”. Muitos não sabiam onde ficava sua terra natal, porque o nome das aldeias era conhecido somente em regiões vizinhas. Francisco os ajudou a se restabelecer em uma grande porção da costa africana, que se estendia de Gana até a fronteira da Nigéria com Camarões. O tamanho dessa comunidade aumentou sua influência política no reino de Daomé, onde agora é Benim."
     
     
     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER