This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, dezembro 13, 2017

    Frans Krajcberg e a arte da dor


     Frans Krajcberg


    "Frans K., aos 17 anos, saiu com o tio para cumprir uma rotina de fim de verão. Foram caçar, os dois, nas florestas do vizinho Parque Nacional de Kozienice, ao lado da cidade natal de Frans e a umas duas horas de Varsóvia para quem subisse de barco o sereno Rio Vístula.

    Ao voltarem para casa e para a família, descobriram que não havia nem casa nem família. A blitzkrieg promovida pelos nazistas em território polonês nos primeiros dias de setembro de 1939 havia varrido do mapa todos os traços da família. Os Krajcberg eram judeus. Os que não foram presos e trucidados de imediato se viram compelidos a fugir ou a cair na clandestinidade, como tratou de fazer o tio de Frans.

    Sozinho, desenraizado para sempre, não restou ao garoto sequer o registro consolador da memória. Ela foi se ofuscando, pouco a pouco, e, à falta de qualquer registro fotográfico dos pais, das irmãs, dos parentes próximos, Frans virou um zumbi da História, uma melancólica criatura sem passado.

    Nunca se lembrou das feições no entanto tão familiares, ao pé da letra. Uma única reminiscência o assombraria o resto da vida: o hálito da mãe."


    leia artigo de Nirlando Beirão​

    Frans Krajcberg e a arte da dor — CartaCapital:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER