This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, agosto 28, 2017

    A Esquerda precisa lidar com a atual precariedade da cidadania


    De ROGÉRIO DE CAMPOS


    O povo brasileiro precisa tomar jeito. Está queimando o filme. Até os espíritos mais democratas estão escandalizados que a gente brasileira não vá às ruas com a força necessária para derrubar o governo golpista. Mesmo alguns amigos anarquistas estão revoltados com a passividade do povo. Stalinistas perguntam decepcionados: cadê as armas? Os mais sabidos dos meus amigos acadêmicos já têm várias teorias que explicam como tudo é culpa da Esquerda, que para uns é muito rígida, para outros mole demais, para uns deveria ser mais alemã, para outros mais francesa, para uns mais vermelha, para outros arco-íris. E que a revolução passou de moda e o povo agora é diferente. É tanta teoria que eu também resolvi inventar uma, que se baseia em uma hipótese que, parece-me, não tem sido muito considerada pelos grandes pensadores aqui do facebook: a de que o povo brasileiro está ferrado.

    Para o povo, as consequências desastrosas das tais políticas de austeridade, impostas pelo sistema financeiro, não são um fantasma na linha do horizonte, não são uma abstração. É um inferno bem concreto, que está acontecendo agora. A maior parte da população está sendo jogada no abismo da miséria, junto com suas famílias. A luta da sobrevivência está adquirindo uma dramaticidade que talvez nunca tenha sido vista em períodos sem guerra. E como tempo é dinheiro, também o tempo é tomado da população. Quem manteve o emprego, está trabalhando por ele e pelos dois colegas que foram demitidos. A moça que trabalhava de enfermeira à noite e de recepcionista de dia, agora também dirige um Uber no tempo “livre”, e vende bijuteria.
    É um trabalho insano, em todos os sentidos do termo. Mas muito útil para o capitalismo, não só pela riqueza que tira do trabalhador, mas também porque deixa as pessoas sem tempo para participar de ações coletivas de resistência, tão esgotadas que mal têm força para se revoltarem (e, se morrerem de tanto trabalhar, é muito bom: melhoram os números da Previdência). As pessoas estão sem tempo para exercer a cidadania.

    Se eu e você podemos ir a passeatas, participar de debates e nos envolver aqui e ali em ações de resistência é porque somos privilegiados. Se você é o líder que se acha injustiçado pela falta do apoio da classe trabalhadora, é melhor ir para casa, descansar. Porque a classe trabalhadora não precisa do seu sacrifício. O povo já sofreu muito na mão de mártires. E mau humor é mau exemplo. Porque uma tarefa da Esquerda hoje é mostrar que participar da resistência não é um sacrifício, mas faz bem para a saúde e é divertido. Passeatas, por exemplo, podem ser terapêuticas.

    Outra tarefa é mostrar que cada um faz o que pode. E o que fizer está muito bom. Se pode estar na organização da Greve Geral, ótimo. Se o máximo que puder fazer é retransmitir posts de “Fora Temer!”, também é ótimo. Assim como as pessoas estão tendo que lidar com a precariedade do trabalho, a Esquerda precisa lidar com a atual precariedade da cidadania. Cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER