This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, novembro 17, 2016

    A CRISE ESTÁ MUDANDO DE PATAMAR


    De Maringoni:

    É difícil dizer se a bússola está correta no meio da tempestade, com o navio jogando de um lado para outro. Mas há fortes sinais de que a crise brasileira esteja mudando de patamar. Para pior.

    Duas ordens de eventos são significativos, nos últimos dias.

    A PRIMEIRA é a redução de expectativas de retomada da atividade econômica para o próximo ano. As diretrizes adotadas pelos governos Dilma e Temer, longe de facilitarem a recuperação, nos jogaram em queda livre. Se entrarmos em 2017 com baixa de investimentos e sem sinais de ações anticíclicas por parte do Estado, podemos ultrapassar os efeitos internos da crise de 1929, quando tivemos dois anos consecutivo (1932-33) de PIB negativo.

    A SEGUNDA é que a crise social começa a dar sinais dramáticos de descontrole. A situação do Rio de Janeiro pode se tornar um aperitivo do que vem por aí. Lá, o governo não governa e os serviços públicos começam a entrar em pane. As mobilizações tendem a crescer menos pela capacidade organizativa de grupos ou entidades e mais pelo desespero com o desemprego alto e quedas significativas no padrão de vida dos funcionários públicos. A isso se junta a revolta do aparato de segurança, com brados a Bolsonaro e à violência como forma de luta.

    Não temos ainda cenas de saques e depredações pelo país, de forma significativa. Um colchão social montado nos últimos anos ainda contém esse tipo de coisa. A bem da verdade, registre-se: desde o início do governo Lula não temos mais saques em regiões pobres.

    O caso da invasão do Congresso por um grupo de extrema direita é sinal de que o próprio conservadorismo começa a perder controle de suas bases. E isso é para lá de perigoso.

    A crise econômica mesclada com a social e sem um vetor de esquerda capaz de organizar o conflito distributivo - como foi o PT entre os anos 1980-2000 - nos leva ao pântano.

    Por isso, cada fagulha de organização popular, cada revolta com direção deve ser estimulada. Para que se evite o caos que se avizinha e que interessa apenas à direita. A denúncia e o ataque a cada esgar antidemocrático é essencial.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER