This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, julho 15, 2016

    Com nomes como Ziraldo, série conta história dos quadrinhos no Brasil


    Lambe-lambe com charge do cartunista Angeli feito para a série "HQ - Edição Especial", da HBO

    Para entender Angeli, é preciso antes observar o impacto causado pela beleza e imundície de São Paulo. "HQ - Edição Especial", série documental sobre a história do quadrinho nacional que estreia nesta quinta (14), tenta fazê-lo espalhando lambe-lambes com tirinhas do cartunista da Folha pela cidade. 

    Nas últimas décadas, Angeli e Laerte –cada um, objeto de um capítulo na série– pavimentaram o cenário em que hoje permite a criação de nomes como André Dahmer, Allan Sieber e Arnaldo Branco. Ou o "trio de cariocas mal-humorados", diz Ângelo Defanti, que roteiriza e dirige os dez episódios da série. 

    De Ângelo Agostini, pioneiro do gênero no século 19, aos artistas que sucedem a dupla Fábio Moon-Gabriel Bá, passando por Ziraldo e Mauricio de Sousa, o ecletismo e o despudor em copiar o traço estrangeiro une os desenhistas nacionais. 

    Essencialmente publicado em jornais, o quadrinho acabou depurando o noticiário da época de cada cartunista. Ao rememorar suas obras, a série acaba contando a história recente do país pelo viés ilustrado. "Na ditadura, o quadrinho e a charge comunicaram [o que era censurado] em diversas situações. É um poder inacreditável", diz o produtor, Rodrigo Teixeira.


    Com nomes como Ziraldo, série conta história dos quadrinhos no Brasil - 14/07/2016 - Ilustrada - Folha de S.Paulo:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER