This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, junho 22, 2016

    João Ferrador: o desenho do Laerte na camiseta do Lula




    Quando Lula chegou na redação do Pasquim, em março de 1978, para a sua entrevista, trajava uma camiseta branca com um desenho do João Ferrador dizendo seu bordão: "Hoje eu não tô bom". Um desenho do Laerte,
    Este personagem nasceu numa seção do jornal de sindicato Tribuna Metalúrgica, "Bilhetes do João Ferrador", em 1972, onde o jornalista Antonio Carlos Felix Nunes denunciava as péssimas condições dos trabalhadores. Com o tempo, virou mascote do jornal, em forma de desenho, nas mãos do cartunista Otávio.
    Quando o movimento dos metalúrgicos do ABC começou a tomar forma, em 77 - numa reação que viria a sacudir o país, sob a liderança de Lula e outros sindicalistas - João Ferrador, agora desenhado por Laerte, foi o símbolo dessa luta,.
    A versão Laerte apareceu não só no Pasquim mas foi difundido em vários lugares. "Hoje eu não tô bom" era bradado na voz de trabalhadores por todo o país. Laerte criou cartuns e tiras com o JF, que foi um ícone da imprensa sindical.
    Leia um depoimento do próprio Lula :
    “O João Ferrador são todos e cada um dos trabalhadores. É o símbolo de nossa consciência e da nossa dignidade. Só por isso ele foi criado. Inicialmente, pareceu de perfil – cara e bonezinho, escrevendo seus bilhetes. Mandava nossos protestos às autoridades. E, à medida que cresceu nossa organização e começamos a conquistar espaços no campo das batalhas contra os patrões, ele se revelou de corpo inteiro. Então, sua linguagem e seus gestos se tornaram mais ousados. Assim popularizou-se essa figura na qual todos nós nos encarnamos. Hoje, para destruí-la, as autoridades teriam mesmo de prender e arrebentar todos os trabalhadores.”


    As Grandes Entrevistas do Pasquim
    Episódio Dois: Lula
    Canal Brasil - segunda 20/06 às 20:00
    Terças às 16:30; Domingos às 11:00


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER