As vaias para Aecio e o efeito Lacerda
de Daniela Name
AS VAIAS PARA AÉCIO
E O "EFEITO LACERDA"
"Em 1963-1964, Lacerda voltou à carga, contando com o apoio da imprensa para desestruturar o governo de João Goulart. Insuflou a população insatisfeita e preocupada com a "ameaça comunista", que marchou pela família, com Deus pela liberdade. O título da Marcha soa ingênuo quando pensamos no que aconteceu depois, já que Lacerda também atiçou os grupos de extrema direita e as Forças Armadas. Deu no que deu: no dia 1 de abril daquele ano, perdíamos o país para uma
ditadura que durou duas décadas.
ditadura que durou duas décadas.
Mas Lacerda ficou de fora do poder. Criou o golpe, mas não usufruiu direta e fartamente de seus resultados. Mais tarde, chegou a ser fichado e perseguido pelo Dops e pelo DOI-COIDI, organismos de investigação e repressão dos militares - os mesmos que prenderam Lula como grevista no ABC e torturaram Dilma."
Não vivi este período, mas o estudei a fundo e minha família e seus amigos foram afetados por prisões e pela tortura. Tenho pensado, com muita tristeza, que os cardeais do PSDB e do PMDB podem experimentar um "Efeito Lacerda". Ontem as vaias para Aécio, Alckmin e Marta aconteceram simultâneas à ovação de Bolsonaro - devo lembrar que ele é do Exército? - e o aplauso para lideranças evangélicas ultraconservadoras."