This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, outubro 07, 2015

    Casamento como ato político na ditadura


     

    "Inês Etienne Romeu, condenada à prisão perpétua em 1971 e única sobrevivente da Casa da Morte, em Petrópolis, um dos mais cruéis centros de tortura do regime, se casaria com Jarbas Silva Marques, condenado a sete anos de cadeia depois de passagens não menos dramáticas pelos porões da ditadura. Ela tinha 33 anos; ele, 32. Trocaram alianças em 26 de novembro de 1975, já no governo do general Ernesto Geisel. O clima de tensão acinzentava ainda mais aquela quarta-feira chuvosa.

    — A chegada dos noivos foi diferente, a Inês estava sorrindo, apesar da tensão. Ela vinha pelo corredor no meio de uns vinte policiais com metralhadora, o ambiente era pesado, cinza, os PMs são cinzas, mas ela no meio, destoando, muito bonita — disse Scharfstein, na época estudante de economia.

    Pouco antes do casamento, o camburão parou na porta do presídio Esmeraldino Bandeira, em Bangu, para pegar Jarbas. Em seguida, fez uma segunda parada no Talavera Bruce, também em Bangu, e Inês entrou. Não se viam desde 1963, quando se conheceram no Butcheco, em Belo Horizonte, bar frequentado pela esquerda mineira e do qual Inês era uma das sócias."

    Leia mais e veja o video na reportagem de Leticia Fernandes​>>

    Casamento como ato político na ditadura - Jornal O Globo

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER