This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, abril 23, 2015

    Professor fala do projeto de ressocialização de jovens infratores que foi o grande vencedor do XI Prêmio Innovare


     

    REVISTA O GLOBO: Por que o projeto virou referência no Brasil?

    ADALBERTO TELES MARQUES: Lá os jovens não são chamados de internos ou presos e sim de alunos. Do momento em que acordam até a hora em que vão dormir, a educação é a base de tudo. Nas refeições, sentam-se nas mesmas mesas que os professores e recebem noções, por exemplo, dos nutrientes. Há uma escola, onde estudam das 7h30m às 12h. Das 13h30m às 16h30m, têm oficinas. São 15, como informática, circo, capoeira, pintura. E nas oficinas há sempre um professor: de matemática, português, ciências, geografia, história ou literatura. Assim, na de corte e costura pode-se aprender sobre a roupa usada no Império. Na de dança, sobre o ângulo feito ao se deslocar no salão. Na de futebol, contam-se os passes. Na de robótica, calculam-se os deslocamentos. O currículo escolar está presente em todas as atividades.

    O que mais ele tem de diferente das outras unidades do país?
    Lá não tem celas nem pavilhões. Os alunos, de 12 a 16 anos, moram em casas. A capacidade é para 72 jovens, e não há superlotação. Eles têm ainda ciclos de leitura, aulas de lego e fazem uma autobiografia, com textos e fotos, refletindo sobre sua trajetória. Pintam quadros e camisetas, vendem e usam o dinheiro ao sair. Eu e o professor de capoeira íamos com 20 alunos numa Kombi a apresentações de luta e de robótica. Uma vez, ao chegarmos, eles me disseram: “Está vendo a porta aberta ali? A gente podia sair correndo, mas não vai porque não poderia sacanear o senhor.” Tem mãe que pede à juíza para deixar o filho mais tempo. E a avaliadora disse a dois meninos: “Posso mandar um relatório ao juiz que vai ajudar você.” Resposta: “Não mande. Não posso sair agora, quero ficar mais um pouco, ainda preciso melhorar.”




    leia mais na entrevista para Mauro Ventura
    Dois cappuccinos e a conta com Adalberto Teles - Jornal O Globo

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER