This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, janeiro 11, 2015

    Da grossura do humor


    Laerte Coutinho lembrou numa entrevista um aspecto que deve ser levado em consideração nessas discussões todas sobre as charges do Charlie Hebdo (e a reação assassina a elas).
    Os desenhos de humor precisam ser visto no seu contexto. Nâo só o contexto das notícias e da realidade que estão retratando (ou de sua época), mas também no seu contexto cultural.

    Nos salões internacionais de humor que organizei ou das quais fui jurado às vezes via cartuns de determinados países das quais não achava a mínima graça. E aí pessoas oriundas daquela região ou que tinham mais conhecimento sobre a cultura daquela região me diziam que eram engraçadas sim, e que tinham a ver com o tipo de humor praticado naquele país. Eu não tinha os códigos necessários para decifrar ou medir aquele humor.

    Um cartum ou uma charge francesa que nós podemos considerar como sendo extremamente grosseira, para franceses de modo geral pode não ser tanto. Porque lá eles tem a tradição da piada grosseira. O humor é mais carregado. As sátiras sempre pegaram pesado. Daumier, hoje considerado como um mestre clássico das artes gráficas, já retratava os poderosos com cornucópias enfiadas no rabo.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER